/

Navegadores estão a começar a bloquear publicidade por padrão

No início de 2016, o AdBlock Plus estará presente no navegador proprietário da fabricante de computadores Asus. A aplicação será ativada por padrão no browser da empresa.

Trata-se de mais um capítulo no polémico debate sobre os bloqueadores de anúncios, e deve movimentar a opinião do mercado publicitário. A situação parecer ser difícil para a indústria de publicidade online, que depende que os utilizadores vejam os anúncios para gerarem receitas.

Alguns anúncios tornam os utilizadores mais suscetíveis a malware – ou pelo menos é nesta premissa dos que defendem que existem benefícios de segurança ao utilizar produtos como o AdBlock Plus. Agora, a ideia de alguns fabricantes é fazer deste tipo de software uma opção padrão para os navegadores.

O browser da Asus tem uma pequena base de utilizadores – apenas 15 milhões -, mas se outros navegadores e fabricantes optarem por seguir o mesmo caminho a indústria da publicidade online terá muito trabalho para contornar a situação.

Atualmente, alguns anúncios são permitidos através de filtros na aplicação que deixam passar anúncios relativamente discretos e seguros, examinados previamente, como forma de arrecadar receitas.

Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.