A reluzente Nave Estelar de Musk é de aço porque vai “sangrar água”

Space X

Ao longo do mês de Janeiro, Elon Musk, fundador e CEO da Space X, tem levantado o véu sobre aquela que será a Nave Estelar, especialmente projetada para “conquistar” Marte. O multimilionário adiantou que o foguete será de aço inoxidável – tal como a “prata líquida” – e agora já sabemos porquê.

Em entrevista à Popular Mechanics, publicada nesta terça-feira, Musk explicar por que motivo a Space X optou por construir a nave em aço inoxidável e não em fibra de carbono como estava inicialmente previsto.

De acordo com o multimilionário, o material não é só mais barato, como também lhe dará a oportunidade de fazer algo que nunca ninguém foi capaz de fazer até então: criar o primeiro escudo térmico regenerativo do mundo, estrutura esta que o Musk descreve como “uma sanduíche de aço inoxidável… que sangra água”.

A ideia do também CEO da Tesla passa por recorrer a uma técnica conhecida como “resfriamento de transpiração”. Segundo noticia a plataforma, a técnica servirá para arrefecer a parte externa da Nave Estelar, lado também conhecido como barlavento.

Para levar a cabo este arrefecimento, será necessário construir uma espécie de casca para o foguete, utilizando duas camadas de aço inoxidável separadas por uma lacuna refrigerada por líquido. “Fluímos combustível ou água entre as camadas da sanduíche”, começou por explicar Musk, afirmando que depois “existem micro-perfurações no lado exterior [da nave] – perfurações realmente muito pequenas – e, essencialmente sangramos água, ou combustível, através das micro-perfurações”.

Segundo Musk, esta libertação de líquido no barlavento do foguete permitirá à Space X mantê-lo frio. Em simultâneo, o próprio casco de parede dupla contribui para a rigidez do foguete, ajudando-o a evitar o colapso.

“É um escudo de calor que serve duas funções como estrutura”, clarificou Elon Musk. O multimilionário reiterou ainda que, e de acordo com o conhecimento que tem, este escudo nunca foi proposto antes.

Um passo atrás na conceção do protótipo

O protótipo da Nave Estelar, que está a ser construído na sede da Space X no Texas, acaba de se atrasar algumas semanas. A parte superior do foguete caiu devido aos ventos fortes que se fizeram sentir na região, causando alguns danos na estrutura.

“Acabei de saber. Ventos fortes de 50 milhas por hora romperam os blocos de atracação na noite passada e a carenagem [estrutura extrema] foi arrancada. Levará algumas semanas para reparar”, confirmou Musk através da sua conta pessoal no Twitter.

Em declarações ao Business Insider, um representante independente da Space X confirmou a informação veiculada por Musk, dando conta que a parte superior do protótipo – conhecida como carenagem ou nariz – tinha caído devido a ventos fortes.

Very sad. Damage is severe.

Publicado por Maria Pointer em Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

 

Segundo estimativas da Space X, a Nave Estelar, desenvolvida para transportar cargas e pessoas, deverá chegar à Lua em meados de 2023 e, de lá, deve zarpar rumo ao Planeta Vermelho. Até lá, Musk a sua equipa continuarão a trabalhar no protótipo da nave interplanetária com a qual pretendem conquistar Marte.

SA, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se a camada exterior é perfurada como vão fluir combustível nas altas temperaturas? E se for água onde vai tanta? Recolhe das nuvens à medida que gasta combustível na subida? Experimente-se. Se alguém morrer não sou eu nem o musk.

RESPONDER

Com os cofres vazios, CP precisa de ajudas públicas ou aumento da dívida

O Governo quer aumentar o endividamento da CP, mas a operadora ferroviária prefere ajudas estatais. Em falência técnica, a empresa não tem como pagar salários. A CP perdeu 20 milhões de euros devido à pandemia de …

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …