/

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times. 

A embarcação, detalham os cientistas na nova investigação publicada recentemente na revista científica especializada Journal of Archaeological Science, foi construída entre os séculos I a.C e I d.C e é um dos maiores já encontrados no Mar Mediterrâneo – tinha cerca de 30 metros de comprimento e 12 de largura.

Contudo, o navio – batizado de Fiscardo – destaca-se dos demais já encontrados na área por manter cerca de 6.000 ânforas utilizadas para transportar vinho ou comida em perfeitas condições desde o naufrágio, conta o jornal local.

“O navio está enterrado nos sedimentos por isso temos grandes expectativas de que, se levarmos a cabo uma escavação no futuro, encontraremos parte ou mesmo todo o casco de madeira (…) Isso poderia dizer aos arqueólogos quando e onde o navio foi fabricado, de onde é que o material veio e como é que foi reparado”, disse George Ferentinos, o investigador da Universidade de Patras que conduziu a investigação.

A embarcação foi encontrada junto do porto de Fiskardo, área onde tinham sido já encontrados vestígios da mesma época – complexos de banho, casas, um teatro e até um cemitério -, indicando que este seria um porto importante à época.

Os cientistas frisam que se trata de uma descoberta arqueológica “significativa” que pode trazer novos dados sobre o transporte marítimo durante a Roma Antiga.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.