/

NASA vai plantar vegetais no espaço

Carla Cioffi / NASA

Marshall Porterfield, da NASA, explica o projecto VEGGIE

Marshall Porterfield, da NASA, explica o projecto VEGGIE

Boas notícias para os astronautas da ISS, a Estação Espacial Internacional, que poderão agora “sonhar” com salada fresca a acompanhar as suas refeições. Isto porque a NASA enviou para a ISS uma câmara de cultivo de plantas que poderá aumentar a capacidade de produção de alimentos frescos, como a alface.

O projecto, denomidado Sistema de Produção Vegetal (VEGGIE), traduz-se numa espécie de viveiro de baixo custo, selado, que usa um painel com LEDs vermelhos, azuis e verdes que devem ajudar no crescimento e na sobrevivência dos vegetais a gravidade zero.

Para já, a experiência contempla apenas uma variedade de alface, mas os responsáveis por este jardim experimental afirmam ser possível plantar qualquer tipo de vegetal.

O objectivo do projecto é testar a capacidade e condições das plantações no espaço. Um avanço cada vez mais necessário, tendo em conta as missões cada vez mais prolongadas.

É importante que, durante a “estadia” no espaço, os astronautas tenham uma alimentação saudável. Para além disso, poderá tornar-se uma ferramenta de relaxamento e diversão.

O projecto VEGGIE era suposto ter sido lançado no final do ano passado. Porém, acabou por ser adiado para garantir que todas as medidas de segurança fossem tomadas.

Se tudo correr como planeado, os cientistas da NASA esperam ampliar a variedade de vegetais cultivados no espaço.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.