/

NASA vai pagar 20.000 dólares a quem desenhar a sua casa de banho lunar

Twitter / @Iamherox

A agência espacial norte-americana (NASA) vai pagar até 20.000 dólares a quem desenhar a casa de banho da sua próxima missão à Lua, que está programada para 2024 no âmbito do programa Artemis.

A NASA já lançou o concurso para escolher o design daquela que será a sua próxima casa de banho lunar. As regras do concurso foram publicadas na HeroX, uma plataforma digital na qual as organizações podem usar o crowdsourcing para encontrar soluções inovadoras.

Apesar de a Estação Espacial Internacional já ter casas de banho especiais para os astronautas, a nova missão da NASA à Lua vai exigir um projeto especial para funcionar na gravidade lunar, que é cerca de um sexto da da Terra.

A NASA procura ideias para a criação de um dispositivo de próxima geração que seja menor, mas igualmente eficiente e capaz quer para funcionar na micro-gravidada, quer na gravidade lunar, detalha o portal Russia Today.

Com o concurso, a agência espacial procura novos projetos que reduzam a massa das casas de banho de última geração em mais de metade, passando de 54 para 31 quilogramas, e reduzindo o seu volume em 70%, de 0,17 para 0, 12 metros cúbicos.

A NASA recorda que uma sanita comum pensa entre 30 a 60 quilogramas, mas a complexidade de operar em ambientes de baixa gravidade requer mais componentes, tornando as casas de banho espaciais mais pesadas.

A agência espacial dos Estados Unidos oferece três prémios de 20.000, 10.000 e 5.000, respetivamente, para as melhores ideias. O prazo para enviar projetos termina a 17 de agosto e o vencedor final será anunciado a 30 de setembro.

A NASA pretende reunir ideias do público em geral, que tem uma visão diferente e mais distante da engenharia aeroespacial tradicional.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.