16 Psyche é um pequeno objeto no cinturão de asteroides do nosso sistema solar, feito inteiramente de metal de ferro e níquel. E, por essa razão, a NASA decidiu enviar uma sonda para “bisbilhotar” este mundo bizarro mais de perto.

“A espécie humana já visitou mundos rochosos e mundos gelados, mas nunca vimos um mundo metálico”, afirmou a cientista planetária Lindy Elkins-Tanton.

Elkins-Tanton é a investigadora principal da Psyche, missão que a NASA selecionou para receber financiamento como parte do seu programa Discovery.

Com apenas 210 quilómetros de diâmetro, o 16 Psyche está localizado no principal cinturão de asteroides do nosso sistema solar, três vezes mais longe do Sol do que a Terra.

Composto por ferro e níquel, os mesmos elementos que formam o núcleo da Terra, acredita-se que seja o núcleo de um pequeno planeta destruído nos primeiros dias do nosso sistema solar.

Visitar um mundo como 16 Psyche poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre os misteriosos interiores de planetas terrestres, tal como a Terra. Essa é uma das razões pela qual a NASA escolheu investir nesta missão.

“A pressão no núcleo da Terra é mais de 3 milhões de vezes a pressão do ar. Nós nunca vamos conseguir visitar o núcleo da Terra. Psyche vai-nos permitir visitar o espaço interior ao visitar o espaço exterior”, explica a cientista.

Mineração espacial

Outro motivo especial para visitar o mundo metálico é a mineração espacial.

“Acho que uma das coisas mais importantes que vamos descobrir são quais são as condições de superfície num asteroide de metal”, explicou Elkins-Tanton.

“A superfície de 16 Psyche pode dizer-nos se será fácil ou difícil fazer a mineração de um asteroide no futuro”, declara a cientista.

Psyche é uma das duas missões que a NASA acaba de selecionar, entre cinco finalistas anunciados no ano passado, para receber financiamento da Discovery.

Missão Lucy

A outra missão, chamada Lucy, vai visitar um grande asteroide seguido por seis dos assim chamados “asteroides Tróia”, localizados nas proximidades de Júpiter.

Os troianos são uma coleção heterogénea de rochas espaciais influenciadas pela gravidade prodigiosa de Júpiter e a sua composição diversa pode conter pistas sobre a formação do sistema solar.

Lucy e Psyche vão ser lançadas em 2021 e 2023, respetivamente. A Lucy terá o seu primeiro encontro com os asteroides em 2025. Psyche deve chegar ao seu destino metálico em 2030, orbitando-o durante 20 meses.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os ladrões de fio de cobre e ferro aqui do Brasil vão roubar essa bola de ferro para vender no ferro velho… Vão chegar primeiro que a NASA….kkkkkk

    • O pior é que pelo caminho irão encontrar os ladrões portugueses e outros que por cá militam, vão-se envolver em lutas pela conquita dos astroides e vão acabar todos eles por se desequilibrar e se esmagarem contra algum planeta onde terminarão sem assistência médica.

RESPONDER

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …