16 Psyche é um pequeno objeto no cinturão de asteroides do nosso sistema solar, feito inteiramente de metal de ferro e níquel. E, por essa razão, a NASA decidiu enviar uma sonda para “bisbilhotar” este mundo bizarro mais de perto.

“A espécie humana já visitou mundos rochosos e mundos gelados, mas nunca vimos um mundo metálico”, afirmou a cientista planetária Lindy Elkins-Tanton.

Elkins-Tanton é a investigadora principal da Psyche, missão que a NASA selecionou para receber financiamento como parte do seu programa Discovery.

Com apenas 210 quilómetros de diâmetro, o 16 Psyche está localizado no principal cinturão de asteroides do nosso sistema solar, três vezes mais longe do Sol do que a Terra.

Composto por ferro e níquel, os mesmos elementos que formam o núcleo da Terra, acredita-se que seja o núcleo de um pequeno planeta destruído nos primeiros dias do nosso sistema solar.

Visitar um mundo como 16 Psyche poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre os misteriosos interiores de planetas terrestres, tal como a Terra. Essa é uma das razões pela qual a NASA escolheu investir nesta missão.

“A pressão no núcleo da Terra é mais de 3 milhões de vezes a pressão do ar. Nós nunca vamos conseguir visitar o núcleo da Terra. Psyche vai-nos permitir visitar o espaço interior ao visitar o espaço exterior”, explica a cientista.

Mineração espacial

Outro motivo especial para visitar o mundo metálico é a mineração espacial.

“Acho que uma das coisas mais importantes que vamos descobrir são quais são as condições de superfície num asteroide de metal”, explicou Elkins-Tanton.

“A superfície de 16 Psyche pode dizer-nos se será fácil ou difícil fazer a mineração de um asteroide no futuro”, declara a cientista.

Psyche é uma das duas missões que a NASA acaba de selecionar, entre cinco finalistas anunciados no ano passado, para receber financiamento da Discovery.

Missão Lucy

A outra missão, chamada Lucy, vai visitar um grande asteroide seguido por seis dos assim chamados “asteroides Tróia”, localizados nas proximidades de Júpiter.

Os troianos são uma coleção heterogénea de rochas espaciais influenciadas pela gravidade prodigiosa de Júpiter e a sua composição diversa pode conter pistas sobre a formação do sistema solar.

Lucy e Psyche vão ser lançadas em 2021 e 2023, respetivamente. A Lucy terá o seu primeiro encontro com os asteroides em 2025. Psyche deve chegar ao seu destino metálico em 2030, orbitando-o durante 20 meses.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os ladrões de fio de cobre e ferro aqui do Brasil vão roubar essa bola de ferro para vender no ferro velho… Vão chegar primeiro que a NASA….kkkkkk

    • O pior é que pelo caminho irão encontrar os ladrões portugueses e outros que por cá militam, vão-se envolver em lutas pela conquita dos astroides e vão acabar todos eles por se desequilibrar e se esmagarem contra algum planeta onde terminarão sem assistência médica.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …