16 Psyche é um pequeno objeto no cinturão de asteroides do nosso sistema solar, feito inteiramente de metal de ferro e níquel. E, por essa razão, a NASA decidiu enviar uma sonda para “bisbilhotar” este mundo bizarro mais de perto.

“A espécie humana já visitou mundos rochosos e mundos gelados, mas nunca vimos um mundo metálico”, afirmou a cientista planetária Lindy Elkins-Tanton.

Elkins-Tanton é a investigadora principal da Psyche, missão que a NASA selecionou para receber financiamento como parte do seu programa Discovery.

Com apenas 210 quilómetros de diâmetro, o 16 Psyche está localizado no principal cinturão de asteroides do nosso sistema solar, três vezes mais longe do Sol do que a Terra.

Composto por ferro e níquel, os mesmos elementos que formam o núcleo da Terra, acredita-se que seja o núcleo de um pequeno planeta destruído nos primeiros dias do nosso sistema solar.

Visitar um mundo como 16 Psyche poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre os misteriosos interiores de planetas terrestres, tal como a Terra. Essa é uma das razões pela qual a NASA escolheu investir nesta missão.

“A pressão no núcleo da Terra é mais de 3 milhões de vezes a pressão do ar. Nós nunca vamos conseguir visitar o núcleo da Terra. Psyche vai-nos permitir visitar o espaço interior ao visitar o espaço exterior”, explica a cientista.

Mineração espacial

Outro motivo especial para visitar o mundo metálico é a mineração espacial.

“Acho que uma das coisas mais importantes que vamos descobrir são quais são as condições de superfície num asteroide de metal”, explicou Elkins-Tanton.

“A superfície de 16 Psyche pode dizer-nos se será fácil ou difícil fazer a mineração de um asteroide no futuro”, declara a cientista.

Psyche é uma das duas missões que a NASA acaba de selecionar, entre cinco finalistas anunciados no ano passado, para receber financiamento da Discovery.

Missão Lucy

A outra missão, chamada Lucy, vai visitar um grande asteroide seguido por seis dos assim chamados “asteroides Tróia”, localizados nas proximidades de Júpiter.

Os troianos são uma coleção heterogénea de rochas espaciais influenciadas pela gravidade prodigiosa de Júpiter e a sua composição diversa pode conter pistas sobre a formação do sistema solar.

Lucy e Psyche vão ser lançadas em 2021 e 2023, respetivamente. A Lucy terá o seu primeiro encontro com os asteroides em 2025. Psyche deve chegar ao seu destino metálico em 2030, orbitando-o durante 20 meses.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os ladrões de fio de cobre e ferro aqui do Brasil vão roubar essa bola de ferro para vender no ferro velho… Vão chegar primeiro que a NASA….kkkkkk

    • O pior é que pelo caminho irão encontrar os ladrões portugueses e outros que por cá militam, vão-se envolver em lutas pela conquita dos astroides e vão acabar todos eles por se desequilibrar e se esmagarem contra algum planeta onde terminarão sem assistência médica.

RESPONDER

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …

Os futuros colonos de Marte poderão ter miopia, ossos mais densos e até outra cor de pele

https://vimeo.com/338334578 Caso os seres humanos consigam colonizar Marte, os novos colonos do Planeta Vermelho vão sofrer uma série de mutações que os distanciará dos humanos da Terra. Estas alterações serão tão drásticas que os habitantes de …

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …