16 Psyche é um pequeno objeto no cinturão de asteroides do nosso sistema solar, feito inteiramente de metal de ferro e níquel. E, por essa razão, a NASA decidiu enviar uma sonda para “bisbilhotar” este mundo bizarro mais de perto.

“A espécie humana já visitou mundos rochosos e mundos gelados, mas nunca vimos um mundo metálico”, afirmou a cientista planetária Lindy Elkins-Tanton.

Elkins-Tanton é a investigadora principal da Psyche, missão que a NASA selecionou para receber financiamento como parte do seu programa Discovery.

Com apenas 210 quilómetros de diâmetro, o 16 Psyche está localizado no principal cinturão de asteroides do nosso sistema solar, três vezes mais longe do Sol do que a Terra.

Composto por ferro e níquel, os mesmos elementos que formam o núcleo da Terra, acredita-se que seja o núcleo de um pequeno planeta destruído nos primeiros dias do nosso sistema solar.

Visitar um mundo como 16 Psyche poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre os misteriosos interiores de planetas terrestres, tal como a Terra. Essa é uma das razões pela qual a NASA escolheu investir nesta missão.

“A pressão no núcleo da Terra é mais de 3 milhões de vezes a pressão do ar. Nós nunca vamos conseguir visitar o núcleo da Terra. Psyche vai-nos permitir visitar o espaço interior ao visitar o espaço exterior”, explica a cientista.

Mineração espacial

Outro motivo especial para visitar o mundo metálico é a mineração espacial.

“Acho que uma das coisas mais importantes que vamos descobrir são quais são as condições de superfície num asteroide de metal”, explicou Elkins-Tanton.

“A superfície de 16 Psyche pode dizer-nos se será fácil ou difícil fazer a mineração de um asteroide no futuro”, declara a cientista.

Psyche é uma das duas missões que a NASA acaba de selecionar, entre cinco finalistas anunciados no ano passado, para receber financiamento da Discovery.

Missão Lucy

A outra missão, chamada Lucy, vai visitar um grande asteroide seguido por seis dos assim chamados “asteroides Tróia”, localizados nas proximidades de Júpiter.

Os troianos são uma coleção heterogénea de rochas espaciais influenciadas pela gravidade prodigiosa de Júpiter e a sua composição diversa pode conter pistas sobre a formação do sistema solar.

Lucy e Psyche vão ser lançadas em 2021 e 2023, respetivamente. A Lucy terá o seu primeiro encontro com os asteroides em 2025. Psyche deve chegar ao seu destino metálico em 2030, orbitando-o durante 20 meses.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os ladrões de fio de cobre e ferro aqui do Brasil vão roubar essa bola de ferro para vender no ferro velho… Vão chegar primeiro que a NASA….kkkkkk

    • O pior é que pelo caminho irão encontrar os ladrões portugueses e outros que por cá militam, vão-se envolver em lutas pela conquita dos astroides e vão acabar todos eles por se desequilibrar e se esmagarem contra algum planeta onde terminarão sem assistência médica.

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …