NASA revela que há água na Lua

Scientific Visualization Studio/ NASA

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água em estado sólido.

“Tínhamos indicações de que H2O – água, como a conhecemos – poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol. Agora sabemos que está lá. Esta descoberta desafia a nossa compreensão da superfície lunar e levante questões intrigantes sobre os recursos relevantes para a exploração no Espaço profundo”, disse o diretor da divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.

Os cientistas acreditam que a água molecular existente na Lua será mais do que suficiente para suprir as necessidades das futuras colónias humanas. A descoberta foi feita pelo Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA), um telescópio infravermelho montado num Boeing 747 modificado.

Os detalhes da descoberta foram esta semana publicados em dois artigos científicos na revista Nature Astronomy. O primeiro foi liderado pelo investigador Casey Honniball e relata a descoberta inequívoca de água na superfície da Lua; já o segundo, da autoria do cientista Paul Hayne, examina como é que a Lua captura e armazena essa água.

Anteriormente, os cientistas pensavam que só podia ser encontrada água em zonas encobertas, mas esta nova descoberta deita por terra essa pressuposto.

A água foi encontrada no hemisfério sul da Lua, perto de uma das suas maiores crateras. De momento, os cientistas não sabem se esta água lunar é acessível e, se sim, que meios serão necessários para tal.

De acordo com Paul Hertz, a descoberta abre a porta a uma série de novas perguntas, incluindo como é que as moléculas de água são capazes de sobreviver ao ambiente inóspito da Lua.

Os cientistas estimam que exista uma concentração equivalente a uma garrafa de água com cerca de de 355 ml “espalhadas” ao longo da superfície lunar.

Esta descoberta “não envolve apenas a deteção direta de água molecular (H2O) na Lua, mas também indica a existência de grandes áreas, em torno de dois polos lunares, nos quais a água poderia ser armazenada de forma estável. O que significa que pode ser facilmente recuperada por futuros astronautas”, lê-se no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “(…) poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol.”
    Haverá aqui algum erro de tradução, pois toda a lua recebe luz solar em igual medida, seja o seu lado visível da Terra ou o lado oposto.

    • Santa ignorância. O facto de ser esférica, tal como a Terra, não significa que haja um lado que não recebe luz. Ambos os astros “rodam”!
      A única particularidade, da Lua, é que o tempo necessário para efectuar seu movimento de rotação coincide com o tempo para o movimento de translação. O resultado é que existe, pelo efeito da gravidade (efeito de maré), um lado sempre visível para nós. A lua tem, obviamente, fases. Quando é lua cheia, do lado visível (e aparentemente estático) para nós, humanos deste planeta, o lado oculto da lua estará iluminado.
      É obviamente um erro de tradução. Queria dizer “lado visivel”, e não lado iluminado, erro compartilhado pelo ZAP e por um enorme conjunto de meios de comunicação com “jornalistas” impreparados para asuntos científicos. Patético.
      Basta pensar na forma como a deteção foi feita (na Terra, num avião comercial adaptado, a voar a 13 km) que fica evidente porque a descoberta menciona o lado visível da lua. Não há nenhuma razão para pensar que o mesmo não aconteça no “lado escondido” da lua; muitas vezes chamado também de “lado obscuro”. Obscuro como sinónimos de “sombrio” ou “assustador”; já por si errado, mas não no sentido literal de “sem luz”!

    • Está aí uma grande confusão; primeiro a terra recebe sol dos “dois” lados, só não é ao mesmo tempo, e o seu comentário dá uma a entender que um lado não recebe luz solar nunca. No caso da lua a grande confusão é porque um lado este sempre virado para nós mas relativamente ao sol recebe dos “dois” lados. Portanto faço minhas as palavras do Leitor

      • Amigo a terra não é não é uma bola tem lá dentro e lá de fora Desde quando é que uma esfera tem Lados.. deve ser um quadrado

    • Ó Marujju! Já ouviste falar do dia e da noite?! Acontece todos os dias! Já viste alguma vez?
      Se ainda dissesses que os topos da esfera recebem menos sol, ainda comprava a ideia. Agora essa ideia de uma esfera estática apenas demonstra que não estavas atento nas aulas. Olha que isto roda… e bem depressa.
      E depois ainda há as estações… mas primeiro deverias apreender o conceito de rotação e depois passaríamos à translação e inclinação do eixo.

  2. Caros comentadores, o meu comentário foi interrompido aquando da escrita, por uma falha de hardware do meu PC.
    O que eu queria dizer, era que a dada altura, há um lado iluminado e outro por iluminar.
    E já agora, eu ando muito bem.
    P.S. não sou ignorante.

  3. “Os cientistas estimam que exista uma concentração equivalente a uma garrafa de água com cerca de 355 ml “espalhadas” ao longo da superfície lunar”. Com tanta água corre-se o risco de ficar afogado!

RESPONDER

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …

Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido. A …