NASA revela que há água na Lua

Scientific Visualization Studio/ NASA

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água em estado sólido.

“Tínhamos indicações de que H2O – água, como a conhecemos – poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol. Agora sabemos que está lá. Esta descoberta desafia a nossa compreensão da superfície lunar e levante questões intrigantes sobre os recursos relevantes para a exploração no Espaço profundo”, disse o diretor da divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.

Os cientistas acreditam que a água molecular existente na Lua será mais do que suficiente para suprir as necessidades das futuras colónias humanas. A descoberta foi feita pelo Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA), um telescópio infravermelho montado num Boeing 747 modificado.

Os detalhes da descoberta foram esta semana publicados em dois artigos científicos na revista Nature Astronomy. O primeiro foi liderado pelo investigador Casey Honniball e relata a descoberta inequívoca de água na superfície da Lua; já o segundo, da autoria do cientista Paul Hayne, examina como é que a Lua captura e armazena essa água.

Anteriormente, os cientistas pensavam que só podia ser encontrada água em zonas encobertas, mas esta nova descoberta deita por terra essa pressuposto.

A água foi encontrada no hemisfério sul da Lua, perto de uma das suas maiores crateras. De momento, os cientistas não sabem se esta água lunar é acessível e, se sim, que meios serão necessários para tal.

De acordo com Paul Hertz, a descoberta abre a porta a uma série de novas perguntas, incluindo como é que as moléculas de água são capazes de sobreviver ao ambiente inóspito da Lua.

Os cientistas estimam que exista uma concentração equivalente a uma garrafa de água com cerca de de 355 ml “espalhadas” ao longo da superfície lunar.

Esta descoberta “não envolve apenas a deteção direta de água molecular (H2O) na Lua, mas também indica a existência de grandes áreas, em torno de dois polos lunares, nos quais a água poderia ser armazenada de forma estável. O que significa que pode ser facilmente recuperada por futuros astronautas”, lê-se no estudo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “(…) poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol.”
    Haverá aqui algum erro de tradução, pois toda a lua recebe luz solar em igual medida, seja o seu lado visível da Terra ou o lado oposto.

    • Santa ignorância. O facto de ser esférica, tal como a Terra, não significa que haja um lado que não recebe luz. Ambos os astros “rodam”!
      A única particularidade, da Lua, é que o tempo necessário para efectuar seu movimento de rotação coincide com o tempo para o movimento de translação. O resultado é que existe, pelo efeito da gravidade (efeito de maré), um lado sempre visível para nós. A lua tem, obviamente, fases. Quando é lua cheia, do lado visível (e aparentemente estático) para nós, humanos deste planeta, o lado oculto da lua estará iluminado.
      É obviamente um erro de tradução. Queria dizer “lado visivel”, e não lado iluminado, erro compartilhado pelo ZAP e por um enorme conjunto de meios de comunicação com “jornalistas” impreparados para asuntos científicos. Patético.
      Basta pensar na forma como a deteção foi feita (na Terra, num avião comercial adaptado, a voar a 13 km) que fica evidente porque a descoberta menciona o lado visível da lua. Não há nenhuma razão para pensar que o mesmo não aconteça no “lado escondido” da lua; muitas vezes chamado também de “lado obscuro”. Obscuro como sinónimos de “sombrio” ou “assustador”; já por si errado, mas não no sentido literal de “sem luz”!

    • Está aí uma grande confusão; primeiro a terra recebe sol dos “dois” lados, só não é ao mesmo tempo, e o seu comentário dá uma a entender que um lado não recebe luz solar nunca. No caso da lua a grande confusão é porque um lado este sempre virado para nós mas relativamente ao sol recebe dos “dois” lados. Portanto faço minhas as palavras do Leitor

      • Amigo a terra não é não é uma bola tem lá dentro e lá de fora Desde quando é que uma esfera tem Lados.. deve ser um quadrado

    • Ó Marujju! Já ouviste falar do dia e da noite?! Acontece todos os dias! Já viste alguma vez?
      Se ainda dissesses que os topos da esfera recebem menos sol, ainda comprava a ideia. Agora essa ideia de uma esfera estática apenas demonstra que não estavas atento nas aulas. Olha que isto roda… e bem depressa.
      E depois ainda há as estações… mas primeiro deverias apreender o conceito de rotação e depois passaríamos à translação e inclinação do eixo.

  2. Caros comentadores, o meu comentário foi interrompido aquando da escrita, por uma falha de hardware do meu PC.
    O que eu queria dizer, era que a dada altura, há um lado iluminado e outro por iluminar.
    E já agora, eu ando muito bem.
    P.S. não sou ignorante.

  3. “Os cientistas estimam que exista uma concentração equivalente a uma garrafa de água com cerca de 355 ml “espalhadas” ao longo da superfície lunar”. Com tanta água corre-se o risco de ficar afogado!

RESPONDER

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …