NASA revela que há água na Lua

Scientific Visualization Studio/ NASA

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água em estado sólido.

“Tínhamos indicações de que H2O – água, como a conhecemos – poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol. Agora sabemos que está lá. Esta descoberta desafia a nossa compreensão da superfície lunar e levante questões intrigantes sobre os recursos relevantes para a exploração no Espaço profundo”, disse o diretor da divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.

Os cientistas acreditam que a água molecular existente na Lua será mais do que suficiente para suprir as necessidades das futuras colónias humanas. A descoberta foi feita pelo Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha (SOFIA), um telescópio infravermelho montado num Boeing 747 modificado.

Os detalhes da descoberta foram esta semana publicados em dois artigos científicos na revista Nature Astronomy. O primeiro foi liderado pelo investigador Casey Honniball e relata a descoberta inequívoca de água na superfície da Lua; já o segundo, da autoria do cientista Paul Hayne, examina como é que a Lua captura e armazena essa água.

Anteriormente, os cientistas pensavam que só podia ser encontrada água em zonas encobertas, mas esta nova descoberta deita por terra essa pressuposto.

A água foi encontrada no hemisfério sul da Lua, perto de uma das suas maiores crateras. De momento, os cientistas não sabem se esta água lunar é acessível e, se sim, que meios serão necessários para tal.

De acordo com Paul Hertz, a descoberta abre a porta a uma série de novas perguntas, incluindo como é que as moléculas de água são capazes de sobreviver ao ambiente inóspito da Lua.

Os cientistas estimam que exista uma concentração equivalente a uma garrafa de água com cerca de de 355 ml “espalhadas” ao longo da superfície lunar.

Esta descoberta “não envolve apenas a deteção direta de água molecular (H2O) na Lua, mas também indica a existência de grandes áreas, em torno de dois polos lunares, nos quais a água poderia ser armazenada de forma estável. O que significa que pode ser facilmente recuperada por futuros astronautas”, lê-se no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. “(…) poderia estar presente no lado da Lua iluminado pelo Sol.”
    Haverá aqui algum erro de tradução, pois toda a lua recebe luz solar em igual medida, seja o seu lado visível da Terra ou o lado oposto.

    • Santa ignorância. O facto de ser esférica, tal como a Terra, não significa que haja um lado que não recebe luz. Ambos os astros “rodam”!
      A única particularidade, da Lua, é que o tempo necessário para efectuar seu movimento de rotação coincide com o tempo para o movimento de translação. O resultado é que existe, pelo efeito da gravidade (efeito de maré), um lado sempre visível para nós. A lua tem, obviamente, fases. Quando é lua cheia, do lado visível (e aparentemente estático) para nós, humanos deste planeta, o lado oculto da lua estará iluminado.
      É obviamente um erro de tradução. Queria dizer “lado visivel”, e não lado iluminado, erro compartilhado pelo ZAP e por um enorme conjunto de meios de comunicação com “jornalistas” impreparados para asuntos científicos. Patético.
      Basta pensar na forma como a deteção foi feita (na Terra, num avião comercial adaptado, a voar a 13 km) que fica evidente porque a descoberta menciona o lado visível da lua. Não há nenhuma razão para pensar que o mesmo não aconteça no “lado escondido” da lua; muitas vezes chamado também de “lado obscuro”. Obscuro como sinónimos de “sombrio” ou “assustador”; já por si errado, mas não no sentido literal de “sem luz”!

    • Está aí uma grande confusão; primeiro a terra recebe sol dos “dois” lados, só não é ao mesmo tempo, e o seu comentário dá uma a entender que um lado não recebe luz solar nunca. No caso da lua a grande confusão é porque um lado este sempre virado para nós mas relativamente ao sol recebe dos “dois” lados. Portanto faço minhas as palavras do Leitor

      • Amigo a terra não é não é uma bola tem lá dentro e lá de fora Desde quando é que uma esfera tem Lados.. deve ser um quadrado

    • Ó Marujju! Já ouviste falar do dia e da noite?! Acontece todos os dias! Já viste alguma vez?
      Se ainda dissesses que os topos da esfera recebem menos sol, ainda comprava a ideia. Agora essa ideia de uma esfera estática apenas demonstra que não estavas atento nas aulas. Olha que isto roda… e bem depressa.
      E depois ainda há as estações… mas primeiro deverias apreender o conceito de rotação e depois passaríamos à translação e inclinação do eixo.

  2. Caros comentadores, o meu comentário foi interrompido aquando da escrita, por uma falha de hardware do meu PC.
    O que eu queria dizer, era que a dada altura, há um lado iluminado e outro por iluminar.
    E já agora, eu ando muito bem.
    P.S. não sou ignorante.

  3. “Os cientistas estimam que exista uma concentração equivalente a uma garrafa de água com cerca de 355 ml “espalhadas” ao longo da superfície lunar”. Com tanta água corre-se o risco de ficar afogado!

RESPONDER

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …