A NASA poderá ter encontrado a fórmula para viajar em “warp speed”

Da Terra à Lua em 4 horas. A agência espacial norte-americana NASA ensaiou com êxito no vazio a EM Drive, o seu novo propulsor revolucionário. O motor “warp” ao estilo de Star Trek está mais perto de se tornar realidade.

No verão passado, a NASA Eagleworks, uma equipa avançada de investigação em propulsão espacial, liderada pelo engenheiro aeroespacial Harold “Sonny” White, já tinha testado com sucesso na Terra o seu propulsor espacial electromagnético EM Drive.

Mas o teste agora realizado decorreu no vácuo absoluto, revela o Nasa Spaceflight, o que prova que o propulsor é eficaz no espaço sideral e abre novas fronteiras à sua exploração.

O conceito de um propulsor electromagnético como a EM Drive, inventado pelo cientista britânico Roger Shawyer, é baseado na ideia de converter directamente micro-ondas electromagnéticas em energia eléctrica propulsora, sem necessidade de expulsão de gases propelentes.

O conceito de Shawyer foi durante anos ridicularizado pela comunidade científica – mesmo depois de a Boeing ter licenciado a tecnologia para testar a sua aplicação.

Seria no entanto a NASA a confirmar, quase uma década depois de Shawyer ter lançado a ideia, que o protótipo da sua EM Drive efectivamente funciona.

emdrive.com

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

A NASA apresentou entretanto o conceito de um novo veículo espacial, a nave WarpStar-1, a primeira a ser equipada com uma EM Drive.

Segundo os cientistas responsáveis pela investigação, a nova tecnologia tem a mais variadas aplicações, desde voos sub-orbitais até viagens tripuladas à Lua, a Marte e aos limites do Sistema Solar.

NASA Spaceflight

Conceito da WarpStar-1

Conceito da WarpStar-1

Paul March, engenheiro da NASA Eagleworks, estima que a tripulação da WarpStar-1 poderia chegar à Lua em apenas 4 horas.

Segundo March, uma viagem a Marte levaria apenas 70 dias, em vez dos 7 meses que uma nave demora actualmente a chegar ao planeta vermelho.

Mas a grande aplicação do novo sistema de propulsão é seguramente um sonho antigo da humanidade — e segundo o astrofísico Stephen Hawking, a única hipótese que temos de sobreviver à morte inevitável do nosso Sol: a construção de naves multi-geracionais que nos permitam fazer viagens inter-estelares.

A EM Drive não é no entanto o motor “warp” de Star Trek, que permite viajar a velocidades superiores à da luz, e responsáveis da NASA clarificaram mesmo que “a EM Drive não é uma warp drive”.

“Chegar à Lua em 4 dias não é o mesmo que dar um salto de warp de 1 segundo”, diz Roger Shawyer.

Mas estamos mais perto de um dia nos arrojarmos a ir onde nenhum homem chegou antes.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. El Rei de buli queme-me já deve ter reservado viagem antes que acabe o mandato. Pois deve ser a viagem que faltava.

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …