NASA mostra que a Terra nunca esteve tão quente

NASA

O mapa mundo desenvolvido pela NASA

O mapa mundo desenvolvido pela NASA

A NASA e a Agência Meteorológica do Japão afirmam que julho foi o mês mais quente de sempre. Se a tendência se mantiver, 2015 pode ser o ano mais quente de sempre.

Investigadores da NASA e da Agência Meteorológica do Japão (JMA) publicaram dados que mostram que julho passado foi o mês em que a temperatura alcançou o seu máximo histórico, desde os finais do século XIX, momento em que se começaram a fazer estes registos meteorológicos, noticia o The Washington Post.

A temperatura média de julho deste ano superou em 0,02 graus a temperatura registada em julho de 2011, última temperatura recorde.

Se esta tendência se mantiver, 2015 pode bater um novo recorde mundial de calor, superando o registado em 2014.

Segundo o mapa mundo elaborado pela NASA, as temperaturas foram muito mais altas do que o normal, sobretudo, em áreas como o noroeste do Pacífico, Europa ocidental, Ásia central e África.

O El Niño, um poderoso fenómeno climático que dispara as temperaturas nas regiões do Equador é também apontado como uma das causas para estas temperaturas.

Segundo a análise da JMA, citada pelo RT, maio, junho e julho bateram o recorde dos meses com temperaturas mais altas dos últimos tempos.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …