Uma enorme anomalia no campo magnético da Terra está a ser ativamente vigiado pela NASA

A NASA está a monitorizar ativamente uma estranha anomalia no campo magnético da Terra. Trata-se de uma região gigante de menor intensidade magnética que se estende entre a América do Sul e o Sudoeste de África.

Denominado de Anomalia do Atlântico Sul, este fenómeno em desenvolvimento tem intrigado e preocupado os cientistas ao longo dos anos, principalmente os investigadores da NASA.

Segundo o Science Alert, os satélites e naves espaciais da agência espacial são particularmente vulneráveis à força enfraquecida do campo magnético dentro da anomalia e à consequente exposição a partículas carregadas do Sol.

A Anomalia do Atlântico Sul é comparada pela NASA a uma “mossa” no campo magnético da Terra ou a um espécie de “buraco no Espaço”.

Por norma, não afeta a vida na Terra, mas o mesmo não se pode dizer da nave espacial orbital — incluindo a Estação Espacial Internacional — que passa diretamente através da anomalia, à medida que circulam pelo planeta a baixas altitudes da órbita terrestre.

Durante este encontros, a força reduzida do campo magnético dentro da anomalia significa que os sistemas tecnológicos a bordos dos satélites podem entrar em curto-circuito e funcionar mal se forem atingidos por protões de alta energia que emanam do Sol.

Estes ataques aleatórios podem produzir apenas falhas de baixo nível, mas acarretam o risco de causar uma perda significativa de dados ou mesmo danos permanentes em componentes-chave.

NASA Goddard

Estas são ameaças que obrigam os operadores de satélites a desligar periodicamente os sistemas de naves espaciais, antes de estas entrarem na zona da anomalia.

A NASA está a seguir a Anomalia do Atlântico Sul para evitar danos maiores no Espaço e porque o mistério deste fenómeno representa uma grande oportunidade para investigar um acontecimento complexo e difícil de compreender.

Os amplos recursos da NASA são os mais indicados para estudar esta ocorrência.

Em 2020, Terry Sabaka, geofísico do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, explicou que “o campo magnético é na realidade uma sobreposição de campos de muitas fontes atuais”.

A fonte primária é considerada como um oceano giratório de ferro fundido dentro do núcleo exterior da Terra, a milhares de quilómetros abaixo do solo.

O movimento dessa massa gera correntes elétricas que criam o campo magnético da Terra, mas não necessariamente de forma uniforme.

Um enorme reservatório de rocha densa chamado “Província Africana de Grande Velocidade de Cisalhamento Baixa”, localizado a cerca de 2.900 quilómetros abaixo do continente africano, perturba a geração do campo, resultando no dramático efeito de enfraquecimento, auxiliado pela inclinação do eixo magnético do planeta.

Weijia Kuang, geofísico da NASA Goddard, disse, também em 2020, que “a Anomalia do Atlântico Sul observada também pode ser interpretada como consequência do enfraquecimento do domínio do campo dipolo na região”.

“Mais especificamente, um campo localizado com polaridade invertida cresce fortemente na região da Anomalia do Atlântico Sul, tornando, assim, a intensidade do campo muito fraca — mais fraca do que a das regiões circundantes”, explicou.

O que significa para o futuro da Anomalia do Atlântico Sul ainda é desconhecido, mas, de qualquer forma, há provas que sugerem que a anomalia não é algo novo.

Um estudo publicado em julho de 2020 sugeriu que o fenómeno não é um acontecimento estranho de tempos recentes, mas um acontecimento magnético recorrente que pode ter afetado a Terra desde há 11 milhões de anos.

Se assim for, isso poderá indicar que a Anomalia do Atlântico Sul não é um gatilho ou um percurso de toda a inversão do campo magnético do planeta, que é algo que realmente acontece, talvez durante centenas de milhares de anos de cada vez.

“Embora a Anomalia do Atlântico Sul esteja a avançar lentamente, está a passar por alguma mudança na morfologia, por isso é também importante que continuemos a observá-la, tendo missões contínuas”, disse Sabaka. “Porque é isso que nos ajuda a fazer modelos e previsões”.

Teresa Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.