NASA intrigada com rocha em forma de donut que apareceu em Marte

NASA/JPL-Caltech

-

O local captado pelo Opportunity, antes e depois, com o ‘donut’

Os cientistas da NASA estão intrigados com o aparecimento misterioso no solo de Marte de uma rocha com a forma de um donut recheado, que alguns dias antes não estava naquele lugar.

O objecto, pequeno e redondo, aparece numa imagem recolhida no dia 08 de janeiro pela sonda Opportunity, mas não numa imagem do mesmo local recolhida dia 26 de dezembro passado.

“Parece um donut com doce, branco à volta, vermelho no meio”, disse Steve Squyres, o principal investigador do programa Mars Exploration Rovers.

O cientista descreveu a cor do centro da rocha como “um vermelho escuro estranho, não um vermelho do tipo marciano”, que é um tom mais parecido com ferrugem.

“Olhámos para ela com o nosso microscópio. É claramente uma rocha”, disse Squyres aos jornalistas num encontro para assinalar os 10 anos desde que a Opportunity, uma sonda movida a energia solar, aterrou em Marte.

No entanto, é uma rocha diferente de qualquer rocha terrestre.

Squyres disse que os cientistas suspeitam que a pedra terá surgido no local quando o aparelho da NASA fez uma volta em pirueta no solo de Marte, soltando um pedaço de rocha firme que rolou uma pequena distância.

NASA

Opportunity, o Rover que a NASA levou para Marte há 10 anos

Opportunity, o Rover que a NASA levou para Marte há 10 anos

No entanto, os investigadores ainda não encontraram a falha que a pedra solta terá deixado na rocha firme, admitindo que possa estar escondida atrás de um dos painéis solares da Opportunity.

A equipa da NASA pretende agora mover o veículo mais um pouco, para procurar o local exato de onde a pedra terá saído.

Para explicar a estranha cor da rocha, Squyres admitiu que possa tratar-se de uma superfície que não é exposta há muito, muito tempo.

“Parece ter-se virado de pernas para o ar”, declarou, acrescentando: “Se for esse o caso, o que estamos a ver é a o interior de uma rocha que não vê a atmosfera marciana talvez há milhares de milhões de anos”.

Uma primeira análise realizada com o espetrómetro da Opportunity mostrou uma “composição estranha, diferente de qualquer outra coisa” que os cientistas tenham visto em Marte até agora.

“Ainda estamos a tentar perceber. Estamos a fazer medições agora mesmo. É uma história de descoberta em desenvolvimento”, afirmou.

A Opportunity é uma de duas sondas do programa Mars Exploration Rovers. A sua companheira, Spirit, deixou de comunicar com a Terra em 2010.

Ambas duraram muito mais do que os 90 dias que se estimava e fizeram importantes descobertas sobre água em Marte e ambientes que poderão ter suportado vida microbiana num passado distante.

Na superfície de Marte está ainda uma outra sonda da NASA, mais recente e mais robusta, chamada Curiosity, que aterrou no planeta vermelho em 2012.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …