NASA anuncia missão para lua de Júpiter que pode ter vida

ESA / AOES

Europa, uma das luas de Júpiter

Europa, uma das luas de Júpiter

A agência espacial americana, NASA, anunciou planos de enviar uma missão não tripulada a Europa, a lua de Júpiter coberta de água e apontada por cientistas como um local onde pode haver vida.

A NASA já reservou 15 milhões de dólares, na sua proposta de orçamento para 2015, para o projecto. O lançamento da missão deve ocorrer, porém, só depois de 2020.

O administrador da agência, Charles Bolden, fez o anúncio da missão. A pedido do governo americano, a NASA apresentou o orçamento para o ano fiscal de 2015 já a prever este projecto.

Bolden destacou que no próximo ano a NASA continuará a desenvolver “missões científicas que irão longe no nosso sistema solar, revelarão aspectos desconhecidos do nosso universo e fornecerão conhecimentos importantes sobre o nosso planeta.”

“Estão incluídas verbas para missões para Marte e a  definição de um projevto para uma missão à lua de Júpiter, Europa“, acrescentou.

Sem detalhes

Não foram divulgados mais detalhes a respeito da missão para Europa, mas a directora do sector financeiro da NASA, Elizabeth Robinson, confirmou na terça-feira que a missão só será iniciada na próxima década.

Segundo Robinson, o ambiente com muita radiação que predomina à volta de Júpiter e a distância à Terra serão os grandes desafios do projeto.

A NASA vai analisar várias ideias para uma missão a Europa e, por isso, a agência ainda não sabe o tamanho ou o custo exacto do projecto, diz Robinson.

Segundo Elizabeth Robinson, um dos grandes objectivos será a busca de vida na água líquida que se encontra imediatamente abaixo da superfície coberta de gelo da lua de Júpiter.

Quando a NASA enviou a sonda Galileu para Júpiter, em 1989, foram necessários seis anos para que a sonda chegasse ao quinto planeta do Sistema Solar.

Outras sondas da NASA já passaram perto de Europa, especialmente a Galileu, mas nenhuma se concentrou especificamente na lua Europa, que é uma das dezenas que orbitam Júpiter.

Os cientistas acreditam que Europa é um ambiente promissor para a vida. Em 2013, foram descobertos jactos de água a ser expelidos através do gelo que cobre a lua.

K. Retherford / Southwest Research Institute

Vapor de água em Europa

Vapor de água em Europa

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …