/

NASA adia missão a Marte por dois anos por falha técnica

MSSS / JPL-Caltech / NASA

Formação "Kimberley", em Marte, captada pelo rover Curiosity da NASA. Os estratos no plano da frente inclinam-se para a base do Monte Sharp, indicando um fluxo de água em direção a uma bacia que aí existiu antes da constituição da maior parte da montanha

Formação “Kimberley”, em Marte, captada pelo rover Curiosity da NASA. Os estratos no plano da frente inclinam-se para a base do Monte Sharp, indicando um fluxo de água em direção a uma bacia que aí existiu antes da constituição da maior parte da montanha

O envio da missão internacional InSight a Marte, previsto para março de 2016, foi adiado devido a uma falha numa ferramenta destinada a medir movimentos sísmicos fornecida pela Agência Espacial Francesa (CNES), anunciou a NASA esta terça-feira.

“Esta decisão segue-se a tentativas frustradas de reparar uma falha num dos principais instrumentos científicos”, esclarece a agência espacial norte-americana em comunicado.

O presidente da CNES, Jean-Yves Le Gall, descreveu o adiamento devido à deficiência no sismómetro – o Seismic Experiment for Interior Structure (SEIS) -, que não pôde ser reparado a tempo, como um “duro golpe”. De acordo com o responsável francês, a próxima oportunidade de enviar a InSight para traçar um retrato da estrutura interna do Planeta Vermelho será “dentro de 26 meses, em maio-junho de 2018”.

“É a primeira vez que se constrói um instrumento deste tipo com tamanha precisão. Estivemos muito perto de conseguir fazê-lo, mas ocorreu uma anomalia que exige mais investigação. A nossa equipa vai encontrar uma solução para resolver o problema, mas não a tempo do lançamento em março”, lamentou Marc Pircher, diretor do Centro Espacial de Toulouse, do CNES, onde o instrumento foi construído.

Apesar da distância a que está da Terra, Marte já revelou muitos dos seus segredos geológicos à superfície. Hoje conhecem-se crateras e vales, antigos leitos de ribeiros e montanhas, e sabe-se que já ali houve água abundante e que esta talvez ainda ali desponte quando a temperatura é menos gelada.

A NASA anunciou em agosto de 2012 o projecto de lançamento do robot, projetado para estudar as profundezas de Marte e tentar saber mais sobre a evolução dos planetas rochosos. A missão InSight tentaria saber mais sobre como é Marte por dentro, os seus movimentos internos e o que está na sua origem.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.