NASA acredita ter resolvido o mistério da megaestrutura alien no espaço

NASA

-

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Uma estrela enigmática a emitir misteriosos padrões de luz levou os cientistas a sugerir, em outubro, a possibilidade de vida alienígena no local.

A agência espacial norte-americana estava há quatro anos a monitorizar a estrela – chamada KIC 8462852 – e identificou padrões estranhos de luminosidade em 2011 e em 2013.

Um investigador chegou mesmo a associar o comportamento estranho e incomum da estrela, que lembrava um “enxame de megaestruturas”, a uma possível civilização extraterrestre.

Agora, descobertas recentes da agência apontam para a hipótese de que a aparência da estrela provavelmente seja causada por uma família de cometas viajando numa órbita longa e rara à sua volta.

À frente desta “família” haveria um enorme cometa, que teria bloqueado a luz da estrela em 2011, como foi detetado pela missão Kepler da NASA.

Depois, em 2013, o restante da família, fragmentos de cometas de diferentes tamanhos, teriam passado novamente em frente à estrela e bloqueado a sua luz, motivando os padrões luminosos misteriosos.

Obra alienígena

Quando a estrela foi identificada, o astrónomo Jason Wright, da Universidade da Pensilvânia, disse que parecia “algo que esperaríamos ser construído por uma civilização alienígena.”

Tabetha Boyajian, investigadora na Universidade de Yale, disse tratar-se de “algo nunca visto”.

Os investigadores usaram luz infravermelha para detetar movimentos de calor à volta da estrela, mas os cometas não estavam visíveis nas observações feitas nesse ano, o que deixa o caso ainda em aberto.

“Nós talvez ainda não saibamos o que está a ocorrer à volta dessa estrela, e é isso que a torna tão interessante”, afirmou o astrofísico Massimo Marengo, que conduziu o estudo da NASA, baseado em dados do telescópio espacial Spitzer.

Segundo Marengo, mais observações serão necessárias para esclarecer o caso da KIC 8462852.

“É uma estrela muito estranha, que me lembra a altura em que descobrimos os pulsares”, afirma, referindo-se às estrelas de neutrões que emitem ondas de rádio.

“Eles estavam a emitir sinais estranhos que ninguém tinha visto, e o primeiro a ser descoberto foi batizado LGM-1” (iniciais de Little Green Man – “pequeno homem verde”).

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …