NASA acredita ter resolvido o mistério da megaestrutura alien no espaço

NASA

-

Conceito artístico do aspecto de uma estrela vista atrás de um cometa fragmentado; observações sugerem que esse seja o motivo dos misteriosos padrões de luz da estrela KIC 8462852

Uma estrela enigmática a emitir misteriosos padrões de luz levou os cientistas a sugerir, em outubro, a possibilidade de vida alienígena no local.

A agência espacial norte-americana estava há quatro anos a monitorizar a estrela – chamada KIC 8462852 – e identificou padrões estranhos de luminosidade em 2011 e em 2013.

Um investigador chegou mesmo a associar o comportamento estranho e incomum da estrela, que lembrava um “enxame de megaestruturas”, a uma possível civilização extraterrestre.

Agora, descobertas recentes da agência apontam para a hipótese de que a aparência da estrela provavelmente seja causada por uma família de cometas viajando numa órbita longa e rara à sua volta.

À frente desta “família” haveria um enorme cometa, que teria bloqueado a luz da estrela em 2011, como foi detetado pela missão Kepler da NASA.

Depois, em 2013, o restante da família, fragmentos de cometas de diferentes tamanhos, teriam passado novamente em frente à estrela e bloqueado a sua luz, motivando os padrões luminosos misteriosos.

Obra alienígena

Quando a estrela foi identificada, o astrónomo Jason Wright, da Universidade da Pensilvânia, disse que parecia “algo que esperaríamos ser construído por uma civilização alienígena.”

Tabetha Boyajian, investigadora na Universidade de Yale, disse tratar-se de “algo nunca visto”.

Os investigadores usaram luz infravermelha para detetar movimentos de calor à volta da estrela, mas os cometas não estavam visíveis nas observações feitas nesse ano, o que deixa o caso ainda em aberto.

“Nós talvez ainda não saibamos o que está a ocorrer à volta dessa estrela, e é isso que a torna tão interessante”, afirmou o astrofísico Massimo Marengo, que conduziu o estudo da NASA, baseado em dados do telescópio espacial Spitzer.

Segundo Marengo, mais observações serão necessárias para esclarecer o caso da KIC 8462852.

“É uma estrela muito estranha, que me lembra a altura em que descobrimos os pulsares”, afirma, referindo-se às estrelas de neutrões que emitem ondas de rádio.

“Eles estavam a emitir sinais estranhos que ninguém tinha visto, e o primeiro a ser descoberto foi batizado LGM-1” (iniciais de Little Green Man – “pequeno homem verde”).

ZAP / BBC

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …