Astrónomos podem ter encontrado uma mega-estrutura extraterrestre

Universidade Nacional da Austrália / Instituto Niels Bohr

Uma estrela localizada a 1.480 anos-luz da Terra é alvo da curiosidade dos astrónomos, há vários anos, por causa de uma massa estranha em torno da sua órbita. E é possível que se trate de “um enxame de mega-estruturas” extraterrestres.

Situada entre as Constelações Cygnus (ou Cisne) e Lyra (ou Lira), esta estrela tem suscitado a atenção científica desde que foi descoberta pelo Telescópio Espacial Kepler em 2009.

O facto de emitir um padrão de luz nunca visto antes em milhões de estrelas justifica a curiosidade e indicia a existência de uma massa peculiar e estranha em torno da sua órbita.

Os cientistas descrevem essa massa como uma amálgama de objectos e surge agora a teoria de que pode ser algum tipo de estrutura de grandes dimensões construída por uma civilização alienígena.

Esta é a tese que começa a ganhar forma na cabeça do astrónomo Jason Wright, da Universidade Penn State, nos EUA, que confessa, citado pelo The Atlantic, que quando viu os dados encontrados ficou “fascinado” por parecerem tão loucos.

Este investigador, que está a estudar o caso, diz que a massa parece “um enxame de mega-estruturas” extraterrestres e avança com a possibilidade de serem eventualmente “colectores de luz estelar, uma tecnologia projectada para captar a energia da estrela”, conforme salienta a publicação referida.

“Os extraterrestres devem ser sempre a última das hipóteses a considerar, mas isto parecia algo que se esperaria que uma civilização alienígena construísse”, nota.

“Nunca vimos nada parecido com esta estrela”, refere por sua vez Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, citada pelo mesmo site.

Tabetha Boyajian supervisiona o programa Planet Hunters, criado pelos astrónomos do Telescópio Kepler, com o intuito de levar os “cientistas cidadãos” de todo o mundo a participarem no estudo dos padrões de luz emitidos pelas estrelas.

Foi através deste programa que foi possível detectar o padrão de luz único desta estrela misteriosa.

Com base nas análises diversificadas do Planet Hunters, a investigadora organizou um relatório com várias hipóteses “naturais” de estudo, não apresentando entre elas a possibilidade de indícios extraterrestres.

Mas Tabetha Boyajian não descarta esse cenário e está agora a trabalhar com outros pesquisadores do Centro de pesquisa de vida extraterrestre SETI no sentido de averiguar se há sinais alienígenas.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ser humano a pensar muito alto, mancha ‘e anomalia e pode ser uma massa projetada do espaco alta velocidade e tenha penetrado no austro. Universo ‘e muito amplo so agora comecamos a explora-lo, mas nao dominamos quase nada, s’o especulamos… sem ter certeza de nada….

    Falar em outro planeta terra, ou seres extraterrestes…claro que existem em muitos sistemas…. mas onde??? claro que existem outras terras. Onde estao???

    As distancias sao tao longas e extensas e nao temos transporte seguro para la chegar… e se um dia tivermos, nunca iremos alem da velocidade da luz que ‘e impossivel por agora…as barreiras sao tao grandes que nao sabemos nada mesmo nada como enfrenta-las…. e como sobreviver a este tempo…se calhar precisamos de uma ou duas geracoes… corpo humano nao esta preparado para estes desafios. Mas ‘e bom sonhar e pensar em la chegar…

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …