Astrónomos podem ter encontrado uma mega-estrutura extraterrestre

Universidade Nacional da Austrália / Instituto Niels Bohr

Uma estrela localizada a 1.480 anos-luz da Terra é alvo da curiosidade dos astrónomos, há vários anos, por causa de uma massa estranha em torno da sua órbita. E é possível que se trate de “um enxame de mega-estruturas” extraterrestres.

Situada entre as Constelações Cygnus (ou Cisne) e Lyra (ou Lira), esta estrela tem suscitado a atenção científica desde que foi descoberta pelo Telescópio Espacial Kepler em 2009.

O facto de emitir um padrão de luz nunca visto antes em milhões de estrelas justifica a curiosidade e indicia a existência de uma massa peculiar e estranha em torno da sua órbita.

Os cientistas descrevem essa massa como uma amálgama de objectos e surge agora a teoria de que pode ser algum tipo de estrutura de grandes dimensões construída por uma civilização alienígena.

Esta é a tese que começa a ganhar forma na cabeça do astrónomo Jason Wright, da Universidade Penn State, nos EUA, que confessa, citado pelo The Atlantic, que quando viu os dados encontrados ficou “fascinado” por parecerem tão loucos.

Este investigador, que está a estudar o caso, diz que a massa parece “um enxame de mega-estruturas” extraterrestres e avança com a possibilidade de serem eventualmente “colectores de luz estelar, uma tecnologia projectada para captar a energia da estrela”, conforme salienta a publicação referida.

“Os extraterrestres devem ser sempre a última das hipóteses a considerar, mas isto parecia algo que se esperaria que uma civilização alienígena construísse”, nota.

“Nunca vimos nada parecido com esta estrela”, refere por sua vez Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, citada pelo mesmo site.

Tabetha Boyajian supervisiona o programa Planet Hunters, criado pelos astrónomos do Telescópio Kepler, com o intuito de levar os “cientistas cidadãos” de todo o mundo a participarem no estudo dos padrões de luz emitidos pelas estrelas.

Foi através deste programa que foi possível detectar o padrão de luz único desta estrela misteriosa.

Com base nas análises diversificadas do Planet Hunters, a investigadora organizou um relatório com várias hipóteses “naturais” de estudo, não apresentando entre elas a possibilidade de indícios extraterrestres.

Mas Tabetha Boyajian não descarta esse cenário e está agora a trabalhar com outros pesquisadores do Centro de pesquisa de vida extraterrestre SETI no sentido de averiguar se há sinais alienígenas.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …