Astrónomos podem ter encontrado uma mega-estrutura extraterrestre

Universidade Nacional da Austrália / Instituto Niels Bohr

Uma estrela localizada a 1.480 anos-luz da Terra é alvo da curiosidade dos astrónomos, há vários anos, por causa de uma massa estranha em torno da sua órbita. E é possível que se trate de “um enxame de mega-estruturas” extraterrestres.

Situada entre as Constelações Cygnus (ou Cisne) e Lyra (ou Lira), esta estrela tem suscitado a atenção científica desde que foi descoberta pelo Telescópio Espacial Kepler em 2009.

O facto de emitir um padrão de luz nunca visto antes em milhões de estrelas justifica a curiosidade e indicia a existência de uma massa peculiar e estranha em torno da sua órbita.

Os cientistas descrevem essa massa como uma amálgama de objectos e surge agora a teoria de que pode ser algum tipo de estrutura de grandes dimensões construída por uma civilização alienígena.

Esta é a tese que começa a ganhar forma na cabeça do astrónomo Jason Wright, da Universidade Penn State, nos EUA, que confessa, citado pelo The Atlantic, que quando viu os dados encontrados ficou “fascinado” por parecerem tão loucos.

Este investigador, que está a estudar o caso, diz que a massa parece “um enxame de mega-estruturas” extraterrestres e avança com a possibilidade de serem eventualmente “colectores de luz estelar, uma tecnologia projectada para captar a energia da estrela”, conforme salienta a publicação referida.

“Os extraterrestres devem ser sempre a última das hipóteses a considerar, mas isto parecia algo que se esperaria que uma civilização alienígena construísse”, nota.

“Nunca vimos nada parecido com esta estrela”, refere por sua vez Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, citada pelo mesmo site.

Tabetha Boyajian supervisiona o programa Planet Hunters, criado pelos astrónomos do Telescópio Kepler, com o intuito de levar os “cientistas cidadãos” de todo o mundo a participarem no estudo dos padrões de luz emitidos pelas estrelas.

Foi através deste programa que foi possível detectar o padrão de luz único desta estrela misteriosa.

Com base nas análises diversificadas do Planet Hunters, a investigadora organizou um relatório com várias hipóteses “naturais” de estudo, não apresentando entre elas a possibilidade de indícios extraterrestres.

Mas Tabetha Boyajian não descarta esse cenário e está agora a trabalhar com outros pesquisadores do Centro de pesquisa de vida extraterrestre SETI no sentido de averiguar se há sinais alienígenas.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …