Nas tshirts da Versace, Macau e Hong Kong eram países independentes. Marca já pediu desculpa

A marca italiana Versace e a sua diretora artística, Donatella Versace, pediram este domingo desculpas à China por terem colocado à venda umas t-shirts onde os territórios de Hong e Kong e Macau eram identificados como países independentes.

De acordo com as declarações oficiais, as blusas foram retiradas do mercado no passado dia 24 de julho e todos os exemplares que não tinham sido vendidos foram destruídos.

“A Versace reitera que gosta profundamente da China e respeita absolutamente o território e a soberania nacional da China”, afirma a marca no seu comunicado. As t-shirts em causa tinham o nome de várias cidades que eram referidas em conjunto com os seus países. Por exemplo: “Nova Iorque – EUA” e “Pequim – China”. Mas, também, mas erradamente: “Hong Kong – Hong Kong” e “Macau – Macau”.

A imagem das blusas espalhou-se rapidamente pelas redes sociais, com muitas críticas, especialmente de chineses. Depois da administração portuguesa, Macau é desde 1999 uma Região Administrativa Especial da China. O mesmo acontece com Hong Hong que, depois de ser uma colónia britânica, passou para a soberania chinesa em 1997.

Num momento em que as relações entre Hong Kong e a China estão complicadas, a comercialização de uma blusa com a legenda poderia ser vista como uma tomada de posição política contra a soberania chinesa.

Para deixar claro que se tratou de um erro, este domingo, Donatella Versace, irmã do fundador da marca, Gianni, emitiu um comunicado em que dizia: “Nunca quis desrespeitar a soberania nacional da China e é por isso que quero pedir pessoalmente desculpa por este erro e por qualquer problema que ele possa ter causado”.

Entretanto, Yang Mi, uma das mais conhecidas atrizes de Hong Kong, anunciou que iria terminar o seu contrato com a Versace.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …