Em Nápoles, a máfia proibiu as ambulâncias de ligar as sirenes. Atrapalham o negócio

Os condutores de ambulâncias na cidade italiana de Nápoles estão a exigir proteção policial, depois de terem sido ameaçados pela máfia. O problema? As sirenes e as luzes intermitentes dos veículos atrapalham o negócio.

O mais recente ataque aconteceu no passado sábado, quando uma das ambulâncias passou pelo Quartieri Spagnoli, um dos bairros mais movimentados de Nápoles, e dois homens abordaram o condutor do veículo.

“Já não sabes que aqui não podes usar a sirene? Desliga-a ou disparo“, disse um dos suspeitos, segundo o relato feito pelo grupo Nessuno Tocchi Ippocrate na sua página de Facebook.

O motorista da ambulância, assustado, alertou imediatamente a polícia, enquanto toda a equipa médica se tornou “refém do bairro, sem poder mover-se”, uma vez que os homens patrulhavam a área incessantemente. A ambulância só conseguiu sair daquela zona escoltada pelas forças de segurança.

Segundo o canal estatal russo RT, este é um dos vários episódios que têm sido perpetrados por membros da Camorra, organização criminosa napolitana aliada à máfia siciliana, que proibiram os paramédicos de ligar as sirenes e as luzes intermitentes das ambulâncias em certos bairros da cidade.

Os elementos da máfia consideram que a passagem das ambulâncias atrapalha o negócio, sobretudo do tráfico de droga, uma vez que o barulho e as luzes destes veículos, muito parecidos com os da polícia, os assusta e os obriga a fugir.

Além disso, às vezes são também os próprios familiares dos pacientes que atacam estes profissionais de saúde. Dias depois, a mesma ambulância que tinha sido atacada foi vítima da raiva dos parentes de um homem, de 71 anos, que acabou por morrer de paragem cardíaca antes da chegada dos paramédicos.

A equipa foi recebida no local com agressões, tanto verbais como físicas, e um dos atacantes abriu a porta da ambulância com um isqueiro na mão, tendo ameaçado incendiar o veículo.

Em declarações ao jornal The Times, o médico Manuel Ruggiero, presidente desta organização, contou que, nos últimos três anos, ocorreram 300 incidentes deste tipo. O responsável acrescentou que a violência contra estes profissionais de saúde não para de aumentar porque “só há 17 ambulâncias em toda a cidade para um milhão de pessoas”, situação que muitas vezes impossibilita as equipas de chegarem a tempo.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Este ainda não percebeu até onde chegam os tentáculos. Os tentáculos da Mafia chegaram no passado às mais altas esferas do poder em Itália, EUA e muitos outros países… O exército que refere e as forças policiais… eram controladas por pessoas… que eles controlavam!!!

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …