Não há lugar para todas as crianças no ensino pré-escolar em Lisboa

O Governo assumiu o compromisso de generalizar o ensino pré-escolar às crianças com 4 anos este ano letivo. Contudo, algumas colocações ainda estão por resolver e existem famílias à espera de uma vaga na rede pública em Lisboa.

Fonte oficial do Ministério da Educação, citada pelo DN, adiantou que “Lisboa é a única região em que temos sinalizados problemas, que contamos ter resolvidos até 9 de setembro”.

A situação deverá ser resolvida até ao início do ano letivo, já que as crianças ficam em lista de espera e, se não tiveram lugar nas cinco escolas escolhidas na inscrição, são encaminhadas para uma instituição da rede solidária.

Na instituição, a permanência para as crianças de 4 e 5 anos será gratuita “no horário coincidente com a oferta da rede pública”, lembra o Ministério da Educação.

De acordo com Carlos Andrade, vice-presidente da União das Misericórdias, o setor privado também está disposto a ajudar os alunos.

“Temos ouvido falar disso em reuniões com o Governo e estamos disponíveis para aceitar os alunos que nos pedirem para acolher”, destaca.

Segundo Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, o agrupamento Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, também tem alguns alunos por colocar – mas o assunto será resolvido.

“Tenho uma meia dúzia [de alunos] por colocar, mas já sei que vamos conseguir colocá-los por causa das desistências de alunos que já tinham lugar. Todos os anos é assim, na primeira semana de setembro há sempre ajustes”, explica.

Não deverão faltar lugares para acolher gratuitamente os cerca de 182 mil crianças do pré-escolar, mas, nesta altura, ainda há muitos alunos que não sabem onde vão ficar.

“Claro que causa mossa. Era preferível que os pais já soubessem onde vão ficar os filhos, mas este é um ano de transição e os atrasos são normais”, reconhece Filinto Lima.

Devido a uma lei aprovada em 2015 pelo anterior governo, no âmbito de um pacote legislativo sobre natalidade, o ensino pré-escolar será alargado às crianças de quatro anos até 2018, e às crianças de três anos até 2020.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …