Não há lugar para todas as crianças no ensino pré-escolar em Lisboa

O Governo assumiu o compromisso de generalizar o ensino pré-escolar às crianças com 4 anos este ano letivo. Contudo, algumas colocações ainda estão por resolver e existem famílias à espera de uma vaga na rede pública em Lisboa.

Fonte oficial do Ministério da Educação, citada pelo DN, adiantou que “Lisboa é a única região em que temos sinalizados problemas, que contamos ter resolvidos até 9 de setembro”.

A situação deverá ser resolvida até ao início do ano letivo, já que as crianças ficam em lista de espera e, se não tiveram lugar nas cinco escolas escolhidas na inscrição, são encaminhadas para uma instituição da rede solidária.

Na instituição, a permanência para as crianças de 4 e 5 anos será gratuita “no horário coincidente com a oferta da rede pública”, lembra o Ministério da Educação.

De acordo com Carlos Andrade, vice-presidente da União das Misericórdias, o setor privado também está disposto a ajudar os alunos.

“Temos ouvido falar disso em reuniões com o Governo e estamos disponíveis para aceitar os alunos que nos pedirem para acolher”, destaca.

Segundo Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, o agrupamento Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, também tem alguns alunos por colocar – mas o assunto será resolvido.

“Tenho uma meia dúzia [de alunos] por colocar, mas já sei que vamos conseguir colocá-los por causa das desistências de alunos que já tinham lugar. Todos os anos é assim, na primeira semana de setembro há sempre ajustes”, explica.

Não deverão faltar lugares para acolher gratuitamente os cerca de 182 mil crianças do pré-escolar, mas, nesta altura, ainda há muitos alunos que não sabem onde vão ficar.

“Claro que causa mossa. Era preferível que os pais já soubessem onde vão ficar os filhos, mas este é um ano de transição e os atrasos são normais”, reconhece Filinto Lima.

Devido a uma lei aprovada em 2015 pelo anterior governo, no âmbito de um pacote legislativo sobre natalidade, o ensino pré-escolar será alargado às crianças de quatro anos até 2018, e às crianças de três anos até 2020.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …