“Não foi isso que eu quis dizer”. Já pode editar mensagens no WhatsApp

Já é possível editar mensagens no WhatsApp. É um pedido antigo dos utilizadores, que vai estar disponível para todos, dentro das próximas semanas.

Já se pode declarar a alguém no WhatsApp e, caso corra mal, voltar atrás na declaração. “Não foi isso que eu quis dizer. Sim, eu gosto de ti, mas é como amigo”.

Os utilizadores vão poder editar as mensagens no WhatsApp, até 15 minutos após o envio.

A Meta vê utilidade na funcionalidade “para quando se comete um erro ou simplesmente se muda de ideias”.

“Desde a correção de um simples erro ortográfico, até a adição de contexto extra a uma mensagem, temos o prazer de oferecer mais controlo sobre as suas conversas”, lê-se no site oficial da empresa responsável pelo WhatsApp.

Para fazer a edição basta pressionar a mensagem – como estivéssemos a apagá-la – e escolher a opção “editar”, que ficará disponível já nas próximas atualizações.

É uma opção só vai aparecer nos primeiros 15 minutos após o envio da mensagem.

Mark Zuckerberg, o fundador da Meta, usou a sua página oficial da rede social Facebook para partilhar um exemplo em que a nova potencialidade do WhatsApp pode ter utilidade.

Zuckerberg corrige um erro da mensagem originalmente enviada “Beast of luck!” – “Besta das sortes!” – tradução direta, que não daz sentido e parece insultuosa – para “Best of luck!” – “Melhor das sortes!” – dando agora sentido à mensagem.

A empresa também informou que as mensagens editadas receberão um selo a dizer “Editado”. No entanto, não será possível ver o histórico de edições, ao contrário do que acontece com mensagens iMessage, por exemplo.

Nos iPhones e nos iPads, já desde o iOS 16 que os utilizadores, tocando no selo de edição, conseguem ver todas as edições feitas na mensagem.

Isso sugere que no WhatsApp a implementação esta tecnologia, provavelmente, é mais básica do que aquela que Apple implementou para as suas mensagens.

A Meta informou que a funcionalidade estará disponível para todos “nas próximas semanas”.

Na semana passada, a empresa de Mark Zeckerberg já tinha anunciado outra nova novidade para o WhatsApp – uma forma de bloquear/esconder conversas.

É uma tecnologia que pode dar jeito em muitas circunstâncias – por exemplo, na cedência do telemóvel entre pais e filhos, preparar surpresas, etc. – mas também pode originar novos conflitos entre a Meta e Governos nacionais, por causa da questão da segurança vs. privacidade.

Miguel Esteves, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.