Não és tu, é o teu iPhone. Por que de repente as baterias voam num instante

Quando alguém compra um iPhone, espera um smartphone de topo, com desempenho perfeito e uma bateria duradoura. Portanto, quando do dia para a noite o aparelho começa a apresentar problemas na bateria e de carregamento, é normal que caia o Carmo e que a Trindade lhe siga os passos.

Recentemente, começou a acontecer. Milhares de utilizadores de iPhone e iPad estão a notar que as baterias se esgotam muito mais rapidamente.

Além disso, reporta a Mac World, as baterias demoram uma eternidade a carregar — mais de três horas, como se o aparelho tivesse avariado.

Este comportamento está a acontecer desde que a Apple lançou, a 18 de maio, o mais recente upgrade do seu sistema operativo iOS: a versão 16.5.

Desde então, os dispositivos que atualizaram o sistema operativo para a nova versão começaram a ter problemas de performance e de gestão da bateria.

Também as aplicações parecem mais lentas, como se o dispositivo já não fosse tão rápido e tivesse dificuldades em executar tarefas.

Este comportamento não é no entanto inesperado, nem exclusivo do iOS — os dispositivos Android  passam por um fenómeno semelhante — e tem uma explicação técnica, sendo normal que, por um período de até 48 horas após um upgrade do sistema operativo, o telemóvel fique mais lento.

Durante este período, a degradação de performance que se observa é devida a processos que estão a decorrer em background (por vezes em simultâneo) para adaptar algumas aplicações  ao novo sistema operativo, optimizar dados e recalibrar alguns algoritmos — nomeadamente o do carregamento da bateria, que pode demorar alguns ciclos de carga-descarga até ficar optimizado.

Assim, este período de adaptação a um novo sistema operativo, a que os especialistas da área chamam a “ressaca do iPhone“, é natural e necessário — e uma vez terminado, é de esperar que o iPhone fique como novo.

Assim, se atualizou recentemente o sistema operativo do seu iPhone e está a passar as passas do Algarve, não desespere. Depois da ressaca, vem a bonança.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.