“Não adianta” negociar com Putin – e Zelenskyy alerta para o plano do presidente russo em 2026

2

Gavriil Grigorov ; Sputnik ; Kremlin Pool / EPA

Putin na CSTO

Presidente da Ucrânia falou sobre um possível ataque da Rússia a países da NATO já no próximo ano. Navalnaya deixou outro aviso.

Volodymyr Zelenskyy foi à Conferência de Segurança de Munique deixa um aviso: a Rússia pode iniciar uma guerra ainda maior em 2026. E o alvo serão países da NATO.

A Ucrânia “compreende claramente o que os russos vão fazer com a Bielorrússia” – ou seja, ser a plataforma para uma grande escalada militar.

“A Rússia está a preparar 15 divisões e cerca de 100 a 150 mil tropas estão a ser treinadas para agravar a situação na direção da Bielorrússia. Não tenho a certeza se vão atacar a Ucrânia, mas vão atacar. Talvez a Ucrânia, talvez a Polónia, talvez os países bálticos“, disse o presidente da Ucrânia nesta sexta-feira.

“Tudo o que tenho dos serviços secretos é que Putin está a preparar a guerra contra os países da NATO no próximo ano. É isso que eu penso, não sei, não tenho 100 por cento, mas Deus nos abençoe, vamos parar este louco”, ressalvou Volodymyr Zelenskyy, cita a RTP.

Líderes da União Europeia continuam “muito preocupados” com a reação dos EUA e com o possível apoio em caso de ataque.

“Toda a gente na Europa está preocupada. Os europeus estão muito preocupados. Têm medo de ficar sem o apoio dos EUA”, continua o Euronews.

Navalnaya

Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, alertou, também em Munique, que “não vale a pena tentar negociar” com Vladimir Putin, que vai “mentir” e “trair”, aludindo às iniciativas de Donald Trump sobre o conflito ucraniano.

“A guerra que Putin iniciou” na Ucrânia “terminará no momento em que ele se for embora’, disse Yulia Navalnaya, convidada para a Conferência de Segurança de Munique, um ano após a morte do seu marido, que estava preso na Rússia.

O chefe de Estado russo “vai mentir, vai trair, vai mudar as regras no último minuto e obrigar-vos a jogar o seu jogo, tal como fez há um ano”, quando o acordo de troca de prisioneiros que permitia a libertação de Alexei Navalny parecia iminente, declarou a opositora.

A primeira conversa telefónica desta semana entre Donald Trump e Vladimir Putin, e o seu desejo declarado de abrir negociações imediatas sobre a Ucrânia, provocou ondas de choque em Kiev e na Europa, levantando receios de que o conflito fosse resolvido em seu detrimento.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, encontrou-se com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Alemanha, depois de ter exigido que os seus aliados apresentassem um plano para resolver o conflito antes de qualquer negociação com o chefe de Estado russo.

Zelenskyy avisou que a Ucrânia quer “garantias de segurança” antes de quaisquer negociações para pôr fim à guerra com a Rússia. Vance disse a Zelenskyy que os Estados Unidos pretendem alcançar uma “paz duradoura” na Ucrânia, “uma paz que não mergulhe a Europa de Leste em conflito dentro de apenas alguns anos”, na reunião que mantiveram, que o vice-presidente norte-americano classificou como “uma boa conversa”, a que se seguirão mais “nos próximos dias, semanas e meses”.

Vladimir Putin “vai encontrar uma forma de quebrar” qualquer acordo, alertou Yulia Navalnaya.

A líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, insistiu, por seu turno, na necessidade de apoiar a Ucrânia.

“Ao ajudar a Ucrânia, está a ajudar toda a região. Ao colocar a Ucrânia numa posição de força durante estas negociações, está também a colocar a Bielorrússia, a Moldávia e outros países numa posição de força”, defendeu Svetlana Tikhanovskaya,

Embora a invasão da Ucrânia possa ter valido a pena para Moscovo, a opositora acredita que o ‘status quo’ no seu país “vai durar muitos e muitos anos”: “Putin vai continuar a ser suficientemente forte para manter a sua influência sobre a Bielorrússia”.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Claro, Putin é o maior mentiroso e genocida do séc. XXI. Não cumpriu até agora, nunca vai cumprir. Tem de ser parado à força e ele sabe que isso vai acontecer.
    O Hitler também foi parado, a História do Mundo está cheia de exemplos!

    4
    2
  2. Mas alguém com um mínimo de inteligência pode acreditar nas tretas do Zelensky ou da Navalnaya? Têm a credibilidade e a honestidade intelectual do “nosso” André Ventura. Estão politicamente liquidados e dirão as maiores mentiras para ver se se safam. Dentro de dois anos ninguém saberá quem eram…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.