Nanotecnologia pode diagnosticar covid-19 e medir o risco de morte

Jean-Christophe Bott / EPA

Uma plataforma de assistência médica que utiliza nanopartículas ou levitação magnética pode diagnosticar a infeção pelo novo coronavírus e avaliar o risco de morte do paciente, sugerem cientistas.

“Esta tecnologia seria útil não apenas para proteger os centros de saúde de sobrelotação, mas também poderia impedir uma grave escassez de recursos, minimizar as taxas de mortalidade e melhorar a gestão de futuras epidemias e pandemias“, diz Morteza Mahmoudi, professor assistente do departamento de radiologia da Faculdade de Medicina Humana da Michigan State University.

A composição de fluidos biológicos, como lágrimas, saliva, urina e plasma varia de acordo com o estágio da doença, razão pela qual uma tecnologia deste género poderia ser bastante útil.

O fluido biológico de um paciente seria introduzido numa pequena coleção de nanopartículas. A superfície única da partícula recolhe proteínas, lípidos e outras moléculas dos fluidos num padrão que Mahmoudi se refere como coroa biomolecular.

“Ao analisar a composição das coroas na superfície de pequenas partículas, juntamente com abordagens estatísticas, a plataforma pode fornecer um padrão de ‘impressão digital’ para pacientes que podem estar em risco de morte após serem infetados pela covid-19″, diz Mahmoudi, citado pela Futurity.

Isto seria altamente benéfico no combate à pandemia, já que é uma tecnologia simples, que facilmente pode ser implementada nas unidades de tratamento de covid-19. Além disso, não seria necessário realizar os habituais testes.

“A plataforma proposta pode produzir um sistema ótico sensível e fácil de usar para identificar com precisão pacientes infetados com covid-19 com alto risco de morte”, acrescenta o especialista. Um estudo foi recentemente publicado na revista científica Molecular Pharmaceutics.

Outras das propostas feitas por Mahmoudi é uma tecnologia inspirada num recente avanço científico na levitação magnética à base de nanopartículas. Assim como a coroa biomolecular, o método inovador formava bandas distintas que criavam padrões únicos e confiáveis, úteis para identificar o estágio da infeção.

Mahmoudi está confiante nas capacidades de diagnóstico da tecnologia para pacientes com alto risco de morte por covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …