Nani despede-se do Sporting com golo da vitória em Vila do Conde

Fernando Veludo / EPA

-

O Sporting despediu-se hoje da I Liga portuguesa de futebol com uma vitória, por 1-0 sobre o Rio Ave, numa partida decidida com um tento solitário do Nani, no início da segunda parte.

Num desafio em que as duas equipas já não tinham qualquer objetivo classificativo, assistiu-se apenas a 45 minutos de qualidade, antes do jogo cair num marasmo de ideias no segundo tempo, com o golo a ser o único momento de emoção.

A contribuir para isso estiveram, também, as opções dos dois técnicos, que aproveitaram a última ronda para dar oportunidades a jogadores menos utilizados, com o Sporting claramente a pensar na final da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, na próxima semana.

Ainda assim, as equipas entraram no jogo a querer deixar uma boa imagem, mostrando garra e impondo, desde os minutos iniciais, um ritmo intenso, que não fez demorar as oportunidades de golo junto às balizas.

Os locais foram os primeiros a deixar um sinal de perigo, primeiro num remate de Tiago Pinto, de longe, e, depois, num tiro de Diego Lopes, ao poste da baliza de Marcelo Boeck.

Apesar de mais dominador, o Sporting só corporizou o ascendente territorial já perto dos 20 minutos, num falhanço inacreditável de Carlos Mané, que, com a baliza à mercê, atirou ao lado.

Ainda assim, o lance galvanizou os ‘leões’, que, logo de seguida, viram João Mário e Nani testarem os reflexos do guardião vila-condense Ederson, em duas jogadas de envolvimento.

O Rio Ave não se encolheu perante as investidas contrárias, e continuava a responder em contra-ataque, mantendo a toada atrevida com novo remate ao poste da baliza sportinguista, num livre de Bressan, e, pouco depois, numa iniciativa de Del Valle que permitiu defesa corajosa a Marcelo Boeck.

Ainda antes do intervalo, foi a vez de Ederson estar em destaque, mantendo o ‘nulo’ ao travar um cabeceamento de Slimani.

O segundo tempo não poderia ter começado da melhor forma para o Sporting, com Nani, de cabeça, três minutos após o reatamento, a colocar a equipa em vantagem, após assistência de Jonathan Silva.

O tento abalou a garra demonstrada até então pelos vila-condenses, que passaram para uma postura mais passiva, e sem tanto critério nas saídas para o contra-ataque, permitindo que o Sporting dominasse sem grande oposição.

A partida esgotou-se então em inconsequentes jogadas de parte a parte, embora com o Sporting a estar sempre mais perto de ampliar a vantagem do que o Rio Ave de chegar ao empate.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …