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Arménios de Nagorno-Karabakh temem que as suas igrejas medievais sejam destruídas

Matt Werner / Flickr

Catedral de Ghazanchetsots.

Os arménios deslocados de Nagorno-Karabakh temem que o seu rico património arquitetónico presente nas igrejas medievais seja destruído.

Uma guerra de seis semanas em Nagorno-Karabakh, uma região montanhosa no sul do Cáucaso, terminou a 9 de novembro, depois de a Rússia ter negociado um acordo de paz entre a Arménia e o Azerbaijão.

Sob o acordo, várias províncias de etnia arménia em Nagorno-Karabakh, que os arménios chamam de Artsakh, foram entregues ao Azerbaijão em novembro e dezembro.

Este é o último capítulo de um conflito que data de pelo menos um século. Em 1921, a União Soviética declarou Nagorno-Karabakh parte do Azerbaijão, apesar da sua maioria étnica arménia. Desde então, o território tem sido palco de manifestações massivas, acordos internacionais fracassados e uma guerra brutal de 1992 a 1994.

A tragédia humana foi devastadora. Só nas batalhas de 2020, mais de 5.000 soldados morreram e mais de 100.000 pessoas foram deslocadas. Embora a guerra tenha acabado, o rico património arquitetónico da região ainda está em risco.

Organizações de património temem que as numerosas históricas igrejas, mosteiros e lápides da região possam enfrentar danos ou destruição agora que estão fora das mãos dos arménios.

Danos a igrejas históricas

A guerra já tinha danificado muitos monumentos arménios. No outono, as ofensivas do Azerbaijão bombardearam a antiga cidade de Tigranakert, fundada no primeiro século a.C. pelo rei arménio Tigranes, o Grande.

Também danificou a histórica Catedral de Cristo o Salvador “Ghazanchetsots” em Shusha, uma das maiores catedrais arménias do mundo. Shusha, chamada de Shushi pelos arménios, é a capital cultural de Karabakh.

Depois de os soldados azeris assumirem o controlo da cidade, imagens online mostraram a sua catedral arménia do século XIX vandalizada com graffiti. Outra igreja próxima do século XIX, conhecida como Kanach Zham e dedicada a São João Batista, também parece ter sido danificada.

Nagorno-Karabakh constitui um capítulo notável na história da arte arménia por causa da sua antiguidade e da sua distinção visual e religiosa.

O Mosteiro de Amaras, no sudeste, foi fundado no século IV, quando a Arménia se tornou o primeiro país a fazer do cristianismo a sua religião nacional. É o local do túmulo de São Grigoris, neto de Gregório, o Iluminador, o padroeiro e evangelizador da Arménia. É também o local da primeira escola a usar a escrita arménia.

Escavações arqueológicas recentes mostram que este túmulo pode ser acessado pelo leste – bastante incomum na arquitetura tradicional de igrejas. Os estudiosos associam isto ao Santo Sepulcro em Jerusalém, o local da crucificação e do túmulo de Jesus.

Muitas outras igrejas em Nagorno-Karabakh são mais recentes, do século XIII ao XVIII, e incorporam pedras em forma de cruz, chamadas khachkars, nas suas paredes. Khachkars geralmente apresentam inscrições escritas em arménio que registam o nome do doador e membros da família.

Passado rico, mas um futuro incerto

Nagorno-Karabakh é o lar de várias tradições arquitetónicas. Existem cavernas e pinturas e gravuras rupestres pré-históricas, bem como túmulos e mesquitas islâmicas medievais e modernas, e pontes, fortalezas e palácios.

Mas as organizações de património, museus, académicos, jornalistas e líderes religiosos estão mais preocupados com o destino do vasto número de monumentos cristãos arménios que representam as populações indígenas arménias – e que podem sofrer exatamente por esse motivo.

Investigadores temem que os monumentos possam enfrentar o mesmo destino que os sítios arménios localizados no enclave azeri de Nakhchivan, onde soldados demoliram milhares de khachkars entre 1997 e 2007.

  ZAP // The Conversation

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