Nadella é o novo CEO da Microsoft

B!T

-

A solução da Microsoft para novo CEO da empresa estava no interior da própria organização. Satya Nadella, que era até ao momento um dos responsáveis da Microsoft’s Cloud and Enterprise, foi escolhido como novo CEO da Microsoft.

Nos últimos meses, vários foram os potenciais sucessores de Steve Ballmer como CEO da Microsoft. Stephen Elop da Nokia, Alan Mulally da Ford e ainda Hans Vestberg da Ericsson, todos eles foram notícia dos media internacionais. Nadella foi o eleito pela Microsoft como novo CEO da empresa.

Uma das curiosidades do novo CEO da Microsoft é que não nasceu em solo norte-americano. Nascido na Índia, na cidade de Hyderabad, no ano 1967, realizou o ensino básico ainda no seu país natal, mais precisamente na Escola Pública de Hyderabad. Mais tarde obteve o grau de bacharelato em Engenharia Elétrica na Universidade de Manipal e teve uma decisão que alterou a sua vida por completo: terminar os estudos académicos nos Estados Unidos da América.

Foi assim que no final da década de 1980 mudou-se para os Estados Unidos e conseguiu o grau de mestre nas áreas de Ciências da Computação na Universidade do Winsconsin e em Administração de Negócios na Universidade de Chicago.

Terminada a vida académica, Satya Nadella começou por trabalhar na Information and Communication Technology e ainda na Sun Microsystems, empresa que, curiosamente, pertence agora à Oracle. Foi com duas novas experiências profissionais no currículo que, em 1992, juntou-se à Microsoft, na altura como program manager na Windows Developer Relations.

Nadella foi bem sucedido e, ainda na década de 1990, ficou à frente do grupo Microsoft Business Solutions (MBS), responsável pela linha de produtos Microsoft Dynamics, área que fornece sugestões de planeamento de negócios orientadas para os clientes da empresa. Liderou a MBS durante seis anos, sendo responsável pelo Microsoft Dynamics ERP, uma solução de negócios orientada para empresas. Teve um dos pontos altos com a criação das linhas de produtos Microsoft Dynamics CRM e Microsoft Office Small Business.

Mais recentemente, Satya Nadella fundou e liderou o serviço online Microsoft bCentral, um sistema orientado para empresas de pequena dimensão e que também foi bastante importante na carreira de Satya Nadella. Nadella foi também fundamental para a criação do ideal de interactive television da Microsoft (ITV) e da digitals rights management (DRM).

Por último, desde 2011 que Nadella era o vice presidente executivo do grupo Microsoft’s Cloud and Enterprise, responsável por construir e realizar a manutenção das plataformas da Microsoft. A empresa também desenvolve ferramentas e serviços cloud. Uma curiosidade é que desde que Nadella entrou, a Microsoft’s Cloud and Enterprise cresceu de 16,6 mil milhões de dólares para 20,3 mil milhões em junho de 2013, o que revela a influência do novo CEO nesta nova área. Satya Nadella é o terceiro CEO na história da Microsoft, depois de Bill Gates e Steve Ballmer.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

As noites entre 4 e 10 de junho vão ser ruidosas (e a culpa é dos aviões)

A culpada das noites ruidosas entre 4 a 10 de junho é a Liga das Nações. O Governo autorizou a suspensão temporária dos limites aos voos noturnos nesse período, tal como já aconteceu na Liga …

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …