Nadella é o novo CEO da Microsoft

B!T

-

A solução da Microsoft para novo CEO da empresa estava no interior da própria organização. Satya Nadella, que era até ao momento um dos responsáveis da Microsoft’s Cloud and Enterprise, foi escolhido como novo CEO da Microsoft.

Nos últimos meses, vários foram os potenciais sucessores de Steve Ballmer como CEO da Microsoft. Stephen Elop da Nokia, Alan Mulally da Ford e ainda Hans Vestberg da Ericsson, todos eles foram notícia dos media internacionais. Nadella foi o eleito pela Microsoft como novo CEO da empresa.

Uma das curiosidades do novo CEO da Microsoft é que não nasceu em solo norte-americano. Nascido na Índia, na cidade de Hyderabad, no ano 1967, realizou o ensino básico ainda no seu país natal, mais precisamente na Escola Pública de Hyderabad. Mais tarde obteve o grau de bacharelato em Engenharia Elétrica na Universidade de Manipal e teve uma decisão que alterou a sua vida por completo: terminar os estudos académicos nos Estados Unidos da América.

Foi assim que no final da década de 1980 mudou-se para os Estados Unidos e conseguiu o grau de mestre nas áreas de Ciências da Computação na Universidade do Winsconsin e em Administração de Negócios na Universidade de Chicago.

Terminada a vida académica, Satya Nadella começou por trabalhar na Information and Communication Technology e ainda na Sun Microsystems, empresa que, curiosamente, pertence agora à Oracle. Foi com duas novas experiências profissionais no currículo que, em 1992, juntou-se à Microsoft, na altura como program manager na Windows Developer Relations.

Nadella foi bem sucedido e, ainda na década de 1990, ficou à frente do grupo Microsoft Business Solutions (MBS), responsável pela linha de produtos Microsoft Dynamics, área que fornece sugestões de planeamento de negócios orientadas para os clientes da empresa. Liderou a MBS durante seis anos, sendo responsável pelo Microsoft Dynamics ERP, uma solução de negócios orientada para empresas. Teve um dos pontos altos com a criação das linhas de produtos Microsoft Dynamics CRM e Microsoft Office Small Business.

Mais recentemente, Satya Nadella fundou e liderou o serviço online Microsoft bCentral, um sistema orientado para empresas de pequena dimensão e que também foi bastante importante na carreira de Satya Nadella. Nadella foi também fundamental para a criação do ideal de interactive television da Microsoft (ITV) e da digitals rights management (DRM).

Por último, desde 2011 que Nadella era o vice presidente executivo do grupo Microsoft’s Cloud and Enterprise, responsável por construir e realizar a manutenção das plataformas da Microsoft. A empresa também desenvolve ferramentas e serviços cloud. Uma curiosidade é que desde que Nadella entrou, a Microsoft’s Cloud and Enterprise cresceu de 16,6 mil milhões de dólares para 20,3 mil milhões em junho de 2013, o que revela a influência do novo CEO nesta nova área. Satya Nadella é o terceiro CEO na história da Microsoft, depois de Bill Gates e Steve Ballmer.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …