Nadella é o novo CEO da Microsoft

B!T

-

A solução da Microsoft para novo CEO da empresa estava no interior da própria organização. Satya Nadella, que era até ao momento um dos responsáveis da Microsoft’s Cloud and Enterprise, foi escolhido como novo CEO da Microsoft.

Nos últimos meses, vários foram os potenciais sucessores de Steve Ballmer como CEO da Microsoft. Stephen Elop da Nokia, Alan Mulally da Ford e ainda Hans Vestberg da Ericsson, todos eles foram notícia dos media internacionais. Nadella foi o eleito pela Microsoft como novo CEO da empresa.

Uma das curiosidades do novo CEO da Microsoft é que não nasceu em solo norte-americano. Nascido na Índia, na cidade de Hyderabad, no ano 1967, realizou o ensino básico ainda no seu país natal, mais precisamente na Escola Pública de Hyderabad. Mais tarde obteve o grau de bacharelato em Engenharia Elétrica na Universidade de Manipal e teve uma decisão que alterou a sua vida por completo: terminar os estudos académicos nos Estados Unidos da América.

Foi assim que no final da década de 1980 mudou-se para os Estados Unidos e conseguiu o grau de mestre nas áreas de Ciências da Computação na Universidade do Winsconsin e em Administração de Negócios na Universidade de Chicago.

Terminada a vida académica, Satya Nadella começou por trabalhar na Information and Communication Technology e ainda na Sun Microsystems, empresa que, curiosamente, pertence agora à Oracle. Foi com duas novas experiências profissionais no currículo que, em 1992, juntou-se à Microsoft, na altura como program manager na Windows Developer Relations.

Nadella foi bem sucedido e, ainda na década de 1990, ficou à frente do grupo Microsoft Business Solutions (MBS), responsável pela linha de produtos Microsoft Dynamics, área que fornece sugestões de planeamento de negócios orientadas para os clientes da empresa. Liderou a MBS durante seis anos, sendo responsável pelo Microsoft Dynamics ERP, uma solução de negócios orientada para empresas. Teve um dos pontos altos com a criação das linhas de produtos Microsoft Dynamics CRM e Microsoft Office Small Business.

Mais recentemente, Satya Nadella fundou e liderou o serviço online Microsoft bCentral, um sistema orientado para empresas de pequena dimensão e que também foi bastante importante na carreira de Satya Nadella. Nadella foi também fundamental para a criação do ideal de interactive television da Microsoft (ITV) e da digitals rights management (DRM).

Por último, desde 2011 que Nadella era o vice presidente executivo do grupo Microsoft’s Cloud and Enterprise, responsável por construir e realizar a manutenção das plataformas da Microsoft. A empresa também desenvolve ferramentas e serviços cloud. Uma curiosidade é que desde que Nadella entrou, a Microsoft’s Cloud and Enterprise cresceu de 16,6 mil milhões de dólares para 20,3 mil milhões em junho de 2013, o que revela a influência do novo CEO nesta nova área. Satya Nadella é o terceiro CEO na história da Microsoft, depois de Bill Gates e Steve Ballmer.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …