Nadella é o novo CEO da Microsoft

B!T

-

A solução da Microsoft para novo CEO da empresa estava no interior da própria organização. Satya Nadella, que era até ao momento um dos responsáveis da Microsoft’s Cloud and Enterprise, foi escolhido como novo CEO da Microsoft.

Nos últimos meses, vários foram os potenciais sucessores de Steve Ballmer como CEO da Microsoft. Stephen Elop da Nokia, Alan Mulally da Ford e ainda Hans Vestberg da Ericsson, todos eles foram notícia dos media internacionais. Nadella foi o eleito pela Microsoft como novo CEO da empresa.

Uma das curiosidades do novo CEO da Microsoft é que não nasceu em solo norte-americano. Nascido na Índia, na cidade de Hyderabad, no ano 1967, realizou o ensino básico ainda no seu país natal, mais precisamente na Escola Pública de Hyderabad. Mais tarde obteve o grau de bacharelato em Engenharia Elétrica na Universidade de Manipal e teve uma decisão que alterou a sua vida por completo: terminar os estudos académicos nos Estados Unidos da América.

Foi assim que no final da década de 1980 mudou-se para os Estados Unidos e conseguiu o grau de mestre nas áreas de Ciências da Computação na Universidade do Winsconsin e em Administração de Negócios na Universidade de Chicago.

Terminada a vida académica, Satya Nadella começou por trabalhar na Information and Communication Technology e ainda na Sun Microsystems, empresa que, curiosamente, pertence agora à Oracle. Foi com duas novas experiências profissionais no currículo que, em 1992, juntou-se à Microsoft, na altura como program manager na Windows Developer Relations.

Nadella foi bem sucedido e, ainda na década de 1990, ficou à frente do grupo Microsoft Business Solutions (MBS), responsável pela linha de produtos Microsoft Dynamics, área que fornece sugestões de planeamento de negócios orientadas para os clientes da empresa. Liderou a MBS durante seis anos, sendo responsável pelo Microsoft Dynamics ERP, uma solução de negócios orientada para empresas. Teve um dos pontos altos com a criação das linhas de produtos Microsoft Dynamics CRM e Microsoft Office Small Business.

Mais recentemente, Satya Nadella fundou e liderou o serviço online Microsoft bCentral, um sistema orientado para empresas de pequena dimensão e que também foi bastante importante na carreira de Satya Nadella. Nadella foi também fundamental para a criação do ideal de interactive television da Microsoft (ITV) e da digitals rights management (DRM).

Por último, desde 2011 que Nadella era o vice presidente executivo do grupo Microsoft’s Cloud and Enterprise, responsável por construir e realizar a manutenção das plataformas da Microsoft. A empresa também desenvolve ferramentas e serviços cloud. Uma curiosidade é que desde que Nadella entrou, a Microsoft’s Cloud and Enterprise cresceu de 16,6 mil milhões de dólares para 20,3 mil milhões em junho de 2013, o que revela a influência do novo CEO nesta nova área. Satya Nadella é o terceiro CEO na história da Microsoft, depois de Bill Gates e Steve Ballmer.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …