/

Nadar com golfinhos vai passar a ser proibido no Havai — para tristeza dos turistas

Os golfinhos rotadores são conhecidos por se elevarem na água e fazerem acrobacias antes de voltarem a mergulhar.

Os turistas que depois de 28 de setembro cheguem ao Havai com o desejo de nadar com golfinhos vão, muito provavelmente, uma das desilusões da sua vida. Isto porque a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) norte-americana acabou de proibir a prática, a qual constituía uma das principais atrações turísticas do estado.

“Como todos os animais, os golfinhos rotadores do Havai também precisam de descanso“, disse a entidade em comunicado. A norma também esclarece que barcos, pranchas de stand-up paddle e canoas a menos de duas milhas náuticas da costa do Havai terão de manter uma distância de segurança até aos animais.

Os golfinhos rotadores — ou spinner dolphins, em inglês — são conhecidos por girarem no ar sobre si mesmos. Regra geral, utilizam a noite para caçar e durante o dia aproximam-se da costa, onde turistas e residentes podem ter uma visão mais próxima do seu aspeto, mas também das suas acrobacias. Este aproximação criou, entre os humanos, o hábito de nadarem juntamente com os animais.

No entanto, a “inexistência de períodos de descanso consistentes e sem perturbações reduz a quantidade de energia” que os golfinhos têm para “caçar e cuidar das suas crias”, entendo o organismo. Segundo a NOAA, “a exposição crónica a atividades humanas no período diurno e no seu habitat coloca a população de golfinhos rotativos em risco” — um risco que se agrava de considerarmos o acumular de anos em que os animais estão sujeitos a estas atividades.

A associação PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) concorda com a proibição e considera que “qualquer pessoa que se importe com os animais deveria evitar realizar excursões para nadarem ao seu lado”. “A maioria das pessoas tem boas intenções quando vão fazer estas excursões ou visitar parques que permitem esse contacto com os golfinhos. Mas se essas pessoas soubessem a verdade por detrás dos sorrisos enganosos dos golfinhos ficariam horrorizadas por apoiarem esse sistema”, explicou a associação.

Para além do Havai, a NOAA está também a considerar proibir o acesso a algumas partes de Maui e da Big Island, onde os golfinhos têm por hábito passar os seus dias, aponta o Travel and Leisure.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.