Nadadora de 18 anos que ganhou seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos revela ter leucemia

A nadadora japonesa Rikako Ikee, que conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos de Jacarta em 2018, revelou que tem leucemia. O anúncio foi feito numa mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter.

A nadadora, de 18 anos, submeteu-se um exame médico no Japão e foi diagnosticada com este tipo de cancro que afeta os leucócitos, as células brancas do sangue. “Ainda acho difícil acreditar e estou confusa, mas é uma doença que pode ser curada se for tratada adequadamente”, afirmou Ikee na sua mensagem.

A nadadora será “obrigada a desistir de participar na competição nacional do Japão” e terá um tempo de repouso para se concentrar no tratamento.

“Vou esforçar-me para mostrar uma Rikako Ikee mais forte do que antes“, acrescentou a japonesa, que pede o apoio dos fãs.

Rikako Ikee, campeã mundial júnior em 50 metros livre, 50 e 100 metros mariposa, perderá a oportunidade de competir no Campeonato Mundial de Natação em Gwangju, Coreia do Sul, em julho.

Ikee, natural de Tóquio, é uma das revelações da natação japonesa e mundial. A sua atuação nos últimos Jogos Asiáticos fez dela a primeira mulher a ser destacada como atleta mais valiosa da competição, ou seja, MVP (Most Valuable Player).

As seis medalhas de ouro de Ikee é o maior número de medalhas ganhas por uma atleta feminina num único evento de Jogos Asiáticos. De acordo com a CNN, a jovem também ganhou duas medalhas de pratas para juntar à sua coleção.

O atirador norte-coreano So Gin Man, que ganhou sete medalhas de ouro e uma de prata em Nova Deli em 1982, é o único atleta a ter conquistado mais títulos num evento de Jogos Asiáticos do que Ikee.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …