Nadadora de 18 anos que ganhou seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos revela ter leucemia

A nadadora japonesa Rikako Ikee, que conquistou seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos de Jacarta em 2018, revelou que tem leucemia. O anúncio foi feito numa mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter.

A nadadora, de 18 anos, submeteu-se um exame médico no Japão e foi diagnosticada com este tipo de cancro que afeta os leucócitos, as células brancas do sangue. “Ainda acho difícil acreditar e estou confusa, mas é uma doença que pode ser curada se for tratada adequadamente”, afirmou Ikee na sua mensagem.

A nadadora será “obrigada a desistir de participar na competição nacional do Japão” e terá um tempo de repouso para se concentrar no tratamento.

“Vou esforçar-me para mostrar uma Rikako Ikee mais forte do que antes“, acrescentou a japonesa, que pede o apoio dos fãs.

Rikako Ikee, campeã mundial júnior em 50 metros livre, 50 e 100 metros mariposa, perderá a oportunidade de competir no Campeonato Mundial de Natação em Gwangju, Coreia do Sul, em julho.

Ikee, natural de Tóquio, é uma das revelações da natação japonesa e mundial. A sua atuação nos últimos Jogos Asiáticos fez dela a primeira mulher a ser destacada como atleta mais valiosa da competição, ou seja, MVP (Most Valuable Player).

As seis medalhas de ouro de Ikee é o maior número de medalhas ganhas por uma atleta feminina num único evento de Jogos Asiáticos. De acordo com a CNN, a jovem também ganhou duas medalhas de pratas para juntar à sua coleção.

O atirador norte-coreano So Gin Man, que ganhou sete medalhas de ouro e uma de prata em Nova Deli em 1982, é o único atleta a ter conquistado mais títulos num evento de Jogos Asiáticos do que Ikee.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …