Na Índia, há pássaros a cair do céu

2

Equipas de resgate no estado de Gujarat, no oeste da Índia, estão a recolher pássaros desidratados que caem do céu todos os dias. A culpa é da onda de calor que está a secar as fontes de água.

Por dia, são recolhidos dezenas de pássaros exaustos e desidratados por causa da onde de calor que está a secar as fontes de água na maior cidade do estado, afirmaram médicos veterinários e socorristas de animais à Reuters.

Médicos de um hospital veterinário administrado pela organização sem fins lucrativos Jivdaya Charitable Trust, em Ahmedabad, disseram que trataram milhares de pássaros nas últimas semanas, e que todos os dias são resgatados dezenas de pássaros, como pombos e milhafres.

“Este ano foi um dos piores dos últimos tempos. Vimos um aumento de 10% no número de aves que precisam de ser resgatadas”, disse Manoj Bhavsar, que trabalha em colaboração com a associação e salva aves há mais de uma década.

De acordo com a Reuters, os médicos veterinários estão a dar comprimidos multivitamínicos às aves e a usar seringas para lhes dar água.

As autoridades de saúde de Gujarat já emitiram avisos aos hospitais para abrirem enfermarias especiais para os casos de insolação e de outras doenças relacionadas com o calor devido ao aumento das temperaturas.

Face a esta onda de calor, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, já alertou para o aumento dos riscos de incêndio.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.