Cena “de filme” mostra morte misteriosa de centenas de pássaros

4

Vídeo retrata a queda repentina de centenas de melros-de-cabeça-amarela. Muitos não sobreviveram mas não se consegue perceber porquê.

O vídeo, que partilhamos mais abaixo, poderia ter sido incluído num filme ou numa série de ficção. Mas não foi.

As imagens são reais e mostram um momento invulgar que decorreu no México, na semana passada, no dia 7 de Fevereiro.

As imagens, retiradas de uma câmara de vigilância colocada numa rua da cidade Cuauhtémoc, retratam a queda repentina de centenas de melros-de-cabeça-amarela junto a uma casa, ou mesmo para a parte superior da casa.

A maioria, aparentemente, sobreviveu. Muitos recuperaram de imediato e voaram. Mas algumas dezenas nunca mais se levantaram – uma filmagem posterior confirma a morte de muitos melros.

Mas o vídeo não mostra porque isto aconteceu. Uma electrocussão, talvez, num fio eléctrico onde os melros estavam.

Especialistas apontam para a poluição – aquecedores a lenha e agroquímicos – que levou a que as aves inalassem fumo tóxico.

Outras causas prováveis: baixas temperaturas, ave de rapina, ou um predador que originasse um choque forte com uma infraestrutura.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Interessante, mas convém haver mais rigor na notícia!
    A foto no início da notícia é a de um vulgar melro-preto, frequente nos nossos campos e cidades. Mas a ocorrência seria impossível com esta espécie de melro, pois não se deslocam em bandos, mas sim em casais.
    O evento mostrado ocorre com outra espécie, o “melro-de-cabeça-amarela” (Xanthocephalus xanthocephalus), esse sim, que se desloca em grandes bandos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.