/

Plano de Musk para a compra do Twitter desagrada aos investidores. Ações da Tesla já caíram 22%

1

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink

Os investidores temem que o CEO da Tesla deixe de dar tanta atenção à fabricante de carros com a compra do Twitter.

Desde que foi anunciado que Elon Musk vai comprar o Twitter, as ações da Tesla já caíram mais de 22%, com o valor de cada ação a descer de 1145 dólares para 887 euros. Isto equivale a menos 120 mil milhões de euros na valorização da fabricante de carros mais cotada na bolsa. Só na terça-feira, as ações caíram mas de 11%.

A razão para esta quebra é o descontentamento dos investidores sobre como Musk planeia pagar os 40 mil milhões de euros que vai investir para ser o novo dono do Twitter. Metade deste valor virá de capitais próprios e os analistas antecipam que o dono da Tesla tenha de vender ações da empresa para angariar estes fundos, já que é na detenção destas ações que está a riqueza de Musk.

Caso isto se confirme, será já a segunda vez em poucos meses que o billionário vende parte da Tesla, após ter vendido 10% da empresa no último trimestre de 2021, o que também causou um deslize na valorização na bolsa, nota o Público.

Os restantes 20 mil milhões virão de empréstimos, com 10 mil milhões oriundos de um consórcio de sete bancos e os outros 10 mil milhões a também vir da banca, mas com um crédito com imposição de margens contra as ações da Tesla. Isto traduz-se num aumento brutal da dívida e num novo projeto que pode desviar a atenção do CEO da Tesla, o que também desagrada aos investidores.

As dúvidas sobre o Musk planeia fazer com a rede social também alimentam a incerteza, já que o multimilionário deu a entender que quer passar a permitir uma total liberdade de expressão, o que pode pôr em causa a sua continuação na União Europeia, visto que Bruxelas já alertou que estas mudanças não podem implicar uma violação das regras comunitárias que restringem o discurso de ódio.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.