Elon Musk vai construir túnel que liga aeroporto até ao centro de Chicago

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O próximo desafio de Elon Musk é nada mais do que um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, com viaturas elétricas sem condutor.

A cabeça de Elon Musk não para e o CEO da Tesla está prestes a fazer das suas. Se na terça-feira, anunciou o despedimento de 9% dos trabalhadores da sua empresa de carros elétricos, na quinta-feira apareceu ao lado do mayor de Chicago, Rahm Emanuel, para anunciar a sua mais recente aventura.

Musk vai construir um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, através do qual prevê transportar milhares de passageiros em viaturas elétricas sem condutor. Embora não tenha o mesmo efeito que mandar um carro para o espaço, esta invenção do empresário representa um grande financeiro técnico e financeiro.

De acordo com o Público, a Boring COmpany de Musk propõe a construção de um túnel com cerca de 27 quilómetros de forma a encurtar de 45 para 12 minutos o tempo de ligação entre o aeroporto e a cidade norte-americana, que é a terceira maior dos Estados Unidos.

Prevê-se que o transporte de passageiros seja feito em viaturas automáticas, assentes em trilhos magnéticos, que vão transportar 16 pessoas cada a velocidades de até 240 km/h. A empresa quer ainda que os carros saiam de cada direção a cada 30 segundos.

Embora a parte tecnológica não seja uma preocupação (isto porque Musk já provou ser capaz disto e de muito mais), não se pode dizer o mesmo da viabilidade financeira. A Boring Company estima gastar 861 milhões de euros, sem usar um cêntimo do erário. Mas, em troca, ficará com o lucro da operação.

No entanto, há quem tenha sérias dúvidas sobre se é possível construir uma estrutura semelhante com este orçamento. A empresa diz que vai conseguir baixar os custos e, para isso, já delineou duas estratégias: reduzir o diâmetro do túnel cavado e aumentar a eficiência das máquinas tuneladoras, que serão automatizadas e movidas a eletricidade.

Eu espero que nos apoiem desta vez. Porque se formos bem-sucedidos, vai ser óptimo para a cidade. E se falharmos, bom, então eu e outros tipos perderemos imenso dinheiro”, disse Elon Musk.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …