Elon Musk vai construir túnel que liga aeroporto até ao centro de Chicago

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O próximo desafio de Elon Musk é nada mais do que um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, com viaturas elétricas sem condutor.

A cabeça de Elon Musk não para e o CEO da Tesla está prestes a fazer das suas. Se na terça-feira, anunciou o despedimento de 9% dos trabalhadores da sua empresa de carros elétricos, na quinta-feira apareceu ao lado do mayor de Chicago, Rahm Emanuel, para anunciar a sua mais recente aventura.

Musk vai construir um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, através do qual prevê transportar milhares de passageiros em viaturas elétricas sem condutor. Embora não tenha o mesmo efeito que mandar um carro para o espaço, esta invenção do empresário representa um grande financeiro técnico e financeiro.

De acordo com o Público, a Boring COmpany de Musk propõe a construção de um túnel com cerca de 27 quilómetros de forma a encurtar de 45 para 12 minutos o tempo de ligação entre o aeroporto e a cidade norte-americana, que é a terceira maior dos Estados Unidos.

Prevê-se que o transporte de passageiros seja feito em viaturas automáticas, assentes em trilhos magnéticos, que vão transportar 16 pessoas cada a velocidades de até 240 km/h. A empresa quer ainda que os carros saiam de cada direção a cada 30 segundos.

Embora a parte tecnológica não seja uma preocupação (isto porque Musk já provou ser capaz disto e de muito mais), não se pode dizer o mesmo da viabilidade financeira. A Boring Company estima gastar 861 milhões de euros, sem usar um cêntimo do erário. Mas, em troca, ficará com o lucro da operação.

No entanto, há quem tenha sérias dúvidas sobre se é possível construir uma estrutura semelhante com este orçamento. A empresa diz que vai conseguir baixar os custos e, para isso, já delineou duas estratégias: reduzir o diâmetro do túnel cavado e aumentar a eficiência das máquinas tuneladoras, que serão automatizadas e movidas a eletricidade.

Eu espero que nos apoiem desta vez. Porque se formos bem-sucedidos, vai ser óptimo para a cidade. E se falharmos, bom, então eu e outros tipos perderemos imenso dinheiro”, disse Elon Musk.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …