//

Elon Musk vai construir túnel que liga aeroporto até ao centro de Chicago

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O próximo desafio de Elon Musk é nada mais do que um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, com viaturas elétricas sem condutor.

A cabeça de Elon Musk não para e o CEO da Tesla está prestes a fazer das suas. Se na terça-feira, anunciou o despedimento de 9% dos trabalhadores da sua empresa de carros elétricos, na quinta-feira apareceu ao lado do mayor de Chicago, Rahm Emanuel, para anunciar a sua mais recente aventura.

Musk vai construir um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, através do qual prevê transportar milhares de passageiros em viaturas elétricas sem condutor. Embora não tenha o mesmo efeito que mandar um carro para o espaço, esta invenção do empresário representa um grande financeiro técnico e financeiro.

De acordo com o Público, a Boring COmpany de Musk propõe a construção de um túnel com cerca de 27 quilómetros de forma a encurtar de 45 para 12 minutos o tempo de ligação entre o aeroporto e a cidade norte-americana, que é a terceira maior dos Estados Unidos.

Prevê-se que o transporte de passageiros seja feito em viaturas automáticas, assentes em trilhos magnéticos, que vão transportar 16 pessoas cada a velocidades de até 240 km/h. A empresa quer ainda que os carros saiam de cada direção a cada 30 segundos.

Embora a parte tecnológica não seja uma preocupação (isto porque Musk já provou ser capaz disto e de muito mais), não se pode dizer o mesmo da viabilidade financeira. A Boring Company estima gastar 861 milhões de euros, sem usar um cêntimo do erário. Mas, em troca, ficará com o lucro da operação.

No entanto, há quem tenha sérias dúvidas sobre se é possível construir uma estrutura semelhante com este orçamento. A empresa diz que vai conseguir baixar os custos e, para isso, já delineou duas estratégias: reduzir o diâmetro do túnel cavado e aumentar a eficiência das máquinas tuneladoras, que serão automatizadas e movidas a eletricidade.

Eu espero que nos apoiem desta vez. Porque se formos bem-sucedidos, vai ser óptimo para a cidade. E se falharmos, bom, então eu e outros tipos perderemos imenso dinheiro”, disse Elon Musk.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.