Elon Musk vai construir túnel que liga aeroporto até ao centro de Chicago

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O próximo desafio de Elon Musk é nada mais do que um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, com viaturas elétricas sem condutor.

A cabeça de Elon Musk não para e o CEO da Tesla está prestes a fazer das suas. Se na terça-feira, anunciou o despedimento de 9% dos trabalhadores da sua empresa de carros elétricos, na quinta-feira apareceu ao lado do mayor de Chicago, Rahm Emanuel, para anunciar a sua mais recente aventura.

Musk vai construir um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, através do qual prevê transportar milhares de passageiros em viaturas elétricas sem condutor. Embora não tenha o mesmo efeito que mandar um carro para o espaço, esta invenção do empresário representa um grande financeiro técnico e financeiro.

De acordo com o Público, a Boring COmpany de Musk propõe a construção de um túnel com cerca de 27 quilómetros de forma a encurtar de 45 para 12 minutos o tempo de ligação entre o aeroporto e a cidade norte-americana, que é a terceira maior dos Estados Unidos.

Prevê-se que o transporte de passageiros seja feito em viaturas automáticas, assentes em trilhos magnéticos, que vão transportar 16 pessoas cada a velocidades de até 240 km/h. A empresa quer ainda que os carros saiam de cada direção a cada 30 segundos.

Embora a parte tecnológica não seja uma preocupação (isto porque Musk já provou ser capaz disto e de muito mais), não se pode dizer o mesmo da viabilidade financeira. A Boring Company estima gastar 861 milhões de euros, sem usar um cêntimo do erário. Mas, em troca, ficará com o lucro da operação.

No entanto, há quem tenha sérias dúvidas sobre se é possível construir uma estrutura semelhante com este orçamento. A empresa diz que vai conseguir baixar os custos e, para isso, já delineou duas estratégias: reduzir o diâmetro do túnel cavado e aumentar a eficiência das máquinas tuneladoras, que serão automatizadas e movidas a eletricidade.

Eu espero que nos apoiem desta vez. Porque se formos bem-sucedidos, vai ser óptimo para a cidade. E se falharmos, bom, então eu e outros tipos perderemos imenso dinheiro”, disse Elon Musk.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …