Elon Musk vai construir túnel que liga aeroporto até ao centro de Chicago

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O próximo desafio de Elon Musk é nada mais do que um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, com viaturas elétricas sem condutor.

A cabeça de Elon Musk não para e o CEO da Tesla está prestes a fazer das suas. Se na terça-feira, anunciou o despedimento de 9% dos trabalhadores da sua empresa de carros elétricos, na quinta-feira apareceu ao lado do mayor de Chicago, Rahm Emanuel, para anunciar a sua mais recente aventura.

Musk vai construir um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, através do qual prevê transportar milhares de passageiros em viaturas elétricas sem condutor. Embora não tenha o mesmo efeito que mandar um carro para o espaço, esta invenção do empresário representa um grande financeiro técnico e financeiro.

De acordo com o Público, a Boring COmpany de Musk propõe a construção de um túnel com cerca de 27 quilómetros de forma a encurtar de 45 para 12 minutos o tempo de ligação entre o aeroporto e a cidade norte-americana, que é a terceira maior dos Estados Unidos.

Prevê-se que o transporte de passageiros seja feito em viaturas automáticas, assentes em trilhos magnéticos, que vão transportar 16 pessoas cada a velocidades de até 240 km/h. A empresa quer ainda que os carros saiam de cada direção a cada 30 segundos.

Embora a parte tecnológica não seja uma preocupação (isto porque Musk já provou ser capaz disto e de muito mais), não se pode dizer o mesmo da viabilidade financeira. A Boring Company estima gastar 861 milhões de euros, sem usar um cêntimo do erário. Mas, em troca, ficará com o lucro da operação.

No entanto, há quem tenha sérias dúvidas sobre se é possível construir uma estrutura semelhante com este orçamento. A empresa diz que vai conseguir baixar os custos e, para isso, já delineou duas estratégias: reduzir o diâmetro do túnel cavado e aumentar a eficiência das máquinas tuneladoras, que serão automatizadas e movidas a eletricidade.

Eu espero que nos apoiem desta vez. Porque se formos bem-sucedidos, vai ser óptimo para a cidade. E se falharmos, bom, então eu e outros tipos perderemos imenso dinheiro”, disse Elon Musk.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …