Elon Musk torna-se a terceira pessoa mais rica do mundo após subida das ações da Tesla

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink

O diretor executivo Tesla, Elon Musk, está prestes a ultrapassar Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, tornando-se a terceira pessoa mais rica do mundo, com as ações da empresa de carros elétricos a subirem 13% após esta ingressar no índice S&P 500 das principais empresas norte-americanas.

De acordo com o Guardian, estima-se que a última alta no preço das ações da Tesla – que já tinham subido quase 500% até à data -, aumentou a fortuna de Musk em cerca de 15 mil milhões de dólares (cerca de 12,6 mil milhões de euros), totalizando 117,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 99 mil milhões de euros).

Isso coloca Musk, com 49 anos, em terceiro lugar na tabela de classificação das pessoas mais ricas do mundo, à frente de Zuckerberg, que tem 36 anos e uma fortuna avaliada em 106 mil milhões de dólares (à volta de 89,3 mil milhões de euros), segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg. O índice mostra Musk em quarto lugar, mas ainda não inclui a alta de 12% contabilizada na segunda-feira.

A fortuna de Musk pode subir ainda mais à medida que o aumento do preço das ações da Tesla pode permitir alcançar um acordo de 55,8 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros). Para isso, necessita que esta atinja os 650 mil milhões de dólares (548 mil milhões de euros) até 2028. Neste momento, vale cerca de 400 mil milhões de dólares (337 mil milhões de euros).

Mais ricos que Musk só o fundador da Amazon, Jeff Bezos, com uma fortuna de 184 mil milhões de dólares (155 mil milhões de euros), e o fundador da Microsoft, Bill Gates, com 129 mil milhões de dólares (109 mil milhões de euros). Este último doou mais de 50 mil milhões de dólares para combater doenças e a pobreza.

Musk assinou o Giving Pledge, uma iniciativa filantrópica criada por Gates e pelo investidor Warren Buffett para incentivar as pessoas mais ricas do mundo a doar pelo menos metade da sua riqueza para instituições de caridade. No entanto, a Musk Foundation, uma instituição de caridade que o próprio fundou com o seu irmão, em 2002, doou menos de 100 milhões de dólares, segundo documentos oficiais.

O preço das ações da Tesla passou de 409 para 460 dólares (345 para 388 dólares) na segunda-feira, após a notícia da sua admissão ao S&P 500, que acontecerá em 21 de dezembro. A inclusão no índice é significativa porque os fundos passivos que acompanham o S&P 500 comprarão ações da empresa.

A Tesla é a empresa automotiva com o valor mais alto do mundo no mercado – à frente da Toyota, da Volkswagen e da General Motors – apesar de fabricar apenas uma fração do número de veículos. Este ano, espera entregar até 500 mil veículos, em comparação com a produção anual da Toyota de cerca de 10 milhões.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …