O CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk, considerou que os caças a jato já estão “ultrapassados”, considerando que o futuro passa por combates de drones não tripulados, cuja produção será consideravelmente mais barata.
O multimilionário falava numa sala cheia de pilotos da Força Aérea norte-americana, durante o Air Warfare Symposium, que decorreu no estado da Florida.
“A era dos caças já passou (…) O combate de drones é o que nos espera no futuro (…) Não é aquilo que eu quero que seja, mas é o que realmente será”, disse Musk numa sala repleta de pilotos das Força Aérea dos Estados Unidos, citado pela CNBC.
Na mesma intervenção, o visionário criticou a falta de competição do novo F-35, o mais caro caça a jato da frota do Pentágono. “O Joint Strike Fighter, deveria ter um concorrente (…) este é um assunto polémico, mas não acredito que seja um bom provedor”.
Mais tarde, Musk recorreu ao Twitter para dizer que o concorrente deveria do F-35 deveria ser um drone. “A competição devia ser um drone caça, controlado remotamente por um humano, mas com capacidade de manobra aumentada pela autonomia (…) O F-35 não teria qualquer hipótese”, escreveu na rede social.
O CEO da Space X aconselhou ainda os Estados Unidos a aumentarem a aposta na inovação e tecnologia espacial para não perderem a “corrida” para a China. “Este não é um risco do passado, mas de agora. Não tenho dúvidas de que se os Estados Unidos não procurarem inovação espacial, seremos segundos”
E continuou, prevendo que a economia chinesa irá ultrapassar a norte-americana: representará, pelo menos, o dobro. “A fundação da guerra é económica (…) se tens metade dos recursos do teu rival, é melhor que sejas realmente inovador. Se não o fores, vais perder”, avisou o executivo.
apologia do obvio ,os drones começaram a ser testados durante a segunda guerra mundial e depois usados em outras guerras como a do vietname ,como tecnologia militar nao e’ nada recente ,e a china ja ultrapassou
Olha o gajo Musk que fabrica carros que se incendeiam facilmente e matam todos os passageiros e quer enviar muita sucata para a estratosfera