Há uma “arma psicológica” que está a levar os soldados norte-coreanos a fugir: música pop

Jin-Hee Park / EPA

Soldado sul-coreano junto aos altifalantes instalados pela Coreia do Sul na zona desmilitarizada de Paju, a norte de Seul

Mais de mil soldados norte-coreanos fogem para a Coreia do Sul todos os anos, geralmente a partir de rotas através da China. Um potente sistema de altifalantes no país vizinho é uma das armas utilizadas para impulsionar esta situação.

Todos os dias, durante várias horas, a partir da Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ), um potente sistema de altifalantes transmite notícias sobre a desenvolvida Coreia do Sul, a próspera vida que por lá se leva e ainda as famosas canções pop de bandas nacionais.

Exemplos disso são a banda feminina Apink, a cantora IU, a banda masculina Big Bang ou o mundialmente famoso “Gangnam Style”, da autoria do sul-coreano Psy.

Nos últimos dias, o tema transmitido foi precisamente a deserção do soldado norte-coreano que, baleado pelos colegas durante a fuga, conseguiu ultrapassar a fronteira e se encontra agora a recuperar numa unidade hospitalar do país vizinho.

De acordo com o The Diplomat, foi precisamente esta “arma psicológica” que reforçou a vontade do desertor em escapar finamente do regime de Pyongyang, bem como de muitos outros soldados que já estiveram na mesma situação.

Em declarações a esta publicação, um guarda norte-coreano, que também fugiu em junho passado, afirma que se apaixonou pela Coreia do Sul “desde que começou a ouvir os altifalantes”.

Esta transmissão recomeçou, em agosto de 2015, depois de 11 anos de silêncio, por ordem da ex-Presidente sul-coreana entretanto destituída, Park Geun-Hye, devido a uma escalada de tensão na península.

Esta propaganda do Sul tem-se revelado uma grande “dor de cabeça” para o regime norte-coreano, uma vez que desmoraliza a sua população, confinada a um país pobre, com um regime opressor e que não oferece quaisquer condições de vida.

Recorde-se que os médicos encontraram várias lombrigas intestinais no corpo do soldado desertor, que contribuíram para infetar os órgãos afetados pelos tiros. O paciente também mostrou sintomas de “stress psicológico severo e depressão”.

Segundo o Gizmodo, o regime de Kim Jong-un também tem um sistema de propaganda semelhante, porém, deixa muito a desejar devido à baixa qualidade do equipamento.

Dias depois da deserção, vários soldados foram vistos a cavar uma trincheira na zona desmilitarizada, colocaram uma barreira móvel na respetiva estrada e estão a erguer um novo posto de guarda na sua zona de controlo. Também têm percorrido aquele trajeto “para detetarem e corrigirem eventuais falhas”.

Cerca de trinta mil soldados desertaram para o Sul desde o final da guerra (1950-53), mas a maior parte usou rotas de fuga através da China, sendo este um caso invulgar.

ZAP // RT

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Luciano 1 Dezembro, 2017 at 14:05

    Se é assim como diz, então, não será da má
    qualidade da pop-sul que levará à deserção
    dos militares do norte. . . não será?

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …