Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

Wikimedia

Museu Soares dos Reis, Porto

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, anunciou hoje o diretor.

“Queremos reativar e fortalecer a relação com o público e, para isso, é também importante que o Museu [Nacional Soares dos Reis] se apresente de uma forma intensa, mas segura (…). Achámos que era urgente devolver o Museu à cidade e ao país, e, portanto, abrimos com esta política de exposições temporárias, mas que, de alguma forma, já coloca o Museu no campo da programação cultural”, explicou à agência Lusa o novo diretor do Soares dos Reis, António Ponte.

O MNSR reabre às 18:00 deste sábado, precisamente na Noite Europeia dos Museus -, e apresenta as exposições temporárias “A Índia em Portugal – um tempo de confluências artísticas” (patente até 30 de junho), “José Régio: [Re] Visitações à Torre de Marfim” (até 01 de agosto), e “Depositarium …1” (até 31 de agosto). A noite termina com um concerto agendado para as 20:00 do ensemble de saxofones Vento do Norte.

Na exposição “A Índia em Portugal – um tempo de confluências artísticas” é composta por cerca de 70 peças, como móveis e objetos domésticos de luxo, e reflete a ligação dos portugueses com a Índia, na época dos Descobrimentos, transportando os visitantes para os centros específicos de produção, ao longo da costa ocidental indiana.

Outra das exposições temporárias que António Ponte destacou foi “José Régio: [Re] Visitações à Torre de Marfim”, por ser uma exposição de poesia e desenho que permite conhecer a “obra gráfica do escritor José Régio, bem como a sua relação com o irmão e pintor Júlio”.

Rui Maia, curador desta exposição, contou aos jornalistas que, com 111 desenhos e três cadernos manuscritos, entre outros objetos, revela a capacidade que o desenho teve para dar “fisionomia a várias personagens e cenários” das obras literárias e do teatro do escritor.

O curador destacou o quadro “Benilde”, um desenho a lápis de cor que retrata a personagem principal da peça de teatro “Benilde, ou a Virgem Mãe”, de 1947, que a atriz Maria Barroso, mulher de antigo Presidente da República Mário Soares, viria a protagonizar nesse ano, na estreia da obra no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Rui Maia destacou também um conjunto de 15 desenhos pintados a tinta da China, em papel, para 15 poemas da obra “Fado”, de José Régio, e a curta-metragem “As Pinturas do Meu Irmão Júlio”, realizada por Manoel de Oliveira (que também adaptaria “Benilde ou a Virgem Mãe” ao cinema), com palavras de Régio, música de Carlos Paredes e pinturas de Júlio, o irmão de Régio.

A “Depositarium… 1” é a terceira exposição temporária e permite descobrir “peças que permanecem nas reservas e muito raramente são exibidas”, e onde se vai poder apreciar 16 obras escolhidas pela equipa do MNSR, provenientes das coleções de cerâmica, escultura, ourivesaria, joalharia, pintura e têxteis. A mostra inclui o “Album Phototypico e Descriptivo das Obras de Soares dos Reis”.

“O grande objetivo é, de facto, voltar a criar uma relação com o público. O Museu esteve fechado por duas razões. Por um lado, esteve num processo de intervenção [anterior à pandemia] e teve de encerrar, encerramento que a pandemia [da covid-19], acabou por prolongar e, portanto, este período terá causado um certo afastamento dos públicos do Museu”, observou António Ponte.

O diretor destacou também a parceria com a “Porto Design Biennale 2021”, durante a qual, em junho, vai haver exposições e instalações que “partem das peças do museu para interpretações contemporâneas dos temas fauna, flora e natureza”, além de outras mostras, como “Ouro e Azul”, sobre uma coleção de peças de esmalte do Museu Soares dos Reis e de outros museus portugueses (Continente e Ilhas).

Para setembro, está também programada uma grande exposição de desenhos dos mestres europeus dos séculos XVI e XVII.

Durante “todo este período, até novembro, a programação vai ser complementada com conferências, conversas, ciclos de música e ciclos de cinema”, acrescentou.

O novo diretor avança assim para aquela que será uma das linhas de rumo do seu mandato ao alterar o modelo tradicional da coleção permanente do museu, já que, como explicou ao Público a poucos dias de tomar posse do cargo, considera que a terminologia “‘exposição permanente’ congela e trava muito a dinâmica dos museus”. Daí a sua opção pelo termo de “longa duração, que tem sempre a possibilidade de mudança cíclica”.

Neste sábado, o Museu Soares dos Reis encerra às 22:30, com a última visita a poder entrar às 22:00. Reabre no domingo, dia 16, no horário habitual, das 10:00 às 18:00.

O museu encerra às segundas-feiras, reabrindo de terça-feira a domingo entre as 10:00 e as 18:00.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …