O novo museu de Cannes conta com rostos de até dez toneladas (e mora no fundo do mar)

(dr) Jason deCaires Taylor

Museu Subaquático de Cannes

Qualquer nadador que se aventure a mergulhar ao largo da costa de Cannes, em França, pode pensar que tropeçou numa civilização ao estilo da da Ilha de Páscoa. Na verdade, se acontecesse, estaria apenas a visitar a obra do artista subaquático Jason deCaires Taylor.

O projeto de Jason deCaires Taylor consiste em seis grandes esculturas, em forma de cabeça, e está agora aberto a quem quiser nadar para as visitar. Segundo o New Atlas, localiza-se na costa da Ilha de Île Sainte-Marguerite e, apesar do nome de Museu Subaquático de Cannes, a obra baseia-se num pequeno parque de esculturas submerso.

As seis grandes cabeças, esculpidas pelo artista, pesam, pelo menos, dez toneladas cada e medem mais de 2 metros de altura. As obras moram no fundo do mar, a uma profundidade de até 3 metros.

As esculturas parecem estar a usar máscaras, mas, surpreendentemente, nada tem a ver com a pandemia de covid-19. Taylor esclareceu que é uma menção ao Homem da Máscara de Ferro, que, supostamente, foi preso nas proximidades. Além disso, os rostos foram cuidadosamente modelados e inspirados nos dos habitantes locais.

“As seis obras são baseadas em retratos de membros locais da comunidade, e cobrem uma variedade de idades e profissões”, explicou o artista. “Cada rosto é significativamente aumentado e seccionado em duas partes, sendo que a parte externa lembra uma máscara. O tema remete à história da Île Sainte Marguerite, conhecida como o local onde o Homem da Máscara de Ferro esteve preso. Cannes, pelo seu famoso festival anual de cinema, é bem conhecido pela sua relação com as artes performáticas.

O projeto foi encomendado pelo autarca de Cannes e demorou quatro anos até estar completamente concluído. A área escolhida para o Museu Subaquático de Cannes foi previamente destruída por uma antiga infraestrutura marinha.

Agora, o local está totalmente livre de embarcações para que os mergulhadores possam nadar entre as esculturas com segurança.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …