Já sabemos por que é que os nossos músculos deixam de crescer com o avançar da idade

4

Os mecanismos que permitem aos nossos músculos crescer com o exercício físico tornam-se menos eficazes a partir dos 50 anos. Mesmo assim, a atividade continua a ser importante nas idades mais avançadas.

É raro ver-se um atleta de alta competição com mais de 40 anos. Isto acontece porque apesar das pessoas jovens e mais velhas ganharem músculo da mesma forma, com a idade, os processos biológicos que transformam o exercício em músculo tornam-se menos eficazes, nota o The Conversation.

O cientista Roger Fielding detalha os resultados do estudo que liderou para entender os benefícios para a saúde do exercício físico, dos treinos para força e da alimentação saudável nos mais velhos.

O tipo de exercício estudado é de força, como flexões ou levantamento de pesos, que ao longo do tempo se tornam mais fáceis com o crescimento dos músculos, um processo chamado hipertrofia.

Os músculos maiores têm fibras e células maiores e isso permite o levantamento de pesos mais pesados. Com a continuação dos exercícios, continua-se a aumentar a dificuldade e o peso, o que torna os músculos maiores e mais fortes.

Sempre que mexemos o corpo, fazemo-lo ao contrair os músculos, o que causa mudanças dos níveis de vários químicos. Para além disso, há ainda recetores especializados na superfície das células musculares que detetam quando se mexe um músculo, se gera força ou se altera de alguma forma o mecanismo bioquímico.

Numa pessoa jovem e saudável, quando estes sistemas sensoriais químicos e mecânicos detetam movimento, ativam um número de caminhos químicos especializados dentro do músculo.

Estes caminhos ativam a produção de mais proteínas que são incorporados nas fibras musculares e causam o aumento do tamanho do músculo. Também ativam genes que codificam proteínas específicas nas células que compõem o mecanismo de contração dos músculos.

A ativação da expressão genética é um processo a longo prazo, com os genes a serem ligados e desligados durante várias horas depois de uma sessão única de exercícios de resistência. O efeito geral destas mudanças leva ao aumento dos músculos.

Como os músculos mais velhos mudam

A pesquisa concluiu que nos músculos mais jovens, uma quantidade pequena de exercício produz um sinal forte para os múltiplos processos que causam o crescimento dos músculos.

Nos músculos das pessoas mais vezes, por comparação, o sinal que diz aos músculos para crescerem é muito mais fraco. Estas mudanças começam por volta dos 50 anos e tornam-se mais evidentes com o passar do tempo.

A equipa quis saber se as mudanças na sinalização são acompanhadas por mudanças em quais os genes e em quantos respondem ao exercício. Usando uma técnica que permitiu mudar as mudanças em milhares de genes, a conclusão foi de quando os homens jovens fazem exercício, há mudanças na expressão de mais de 150 genes.

No caso dos homens mais velhos, as mudanças foram só em 42 genes. A diferença na expressão genética parece explicar, pelo menos em parte, a variação mais visível na resposta ao exercício entre jovens e mais velhos.

No entanto, a equipa recomenda que os mais velhos continuem a fazer exercício e lembra que aqueles que têm problemas de mobilidade podem beneficiar de uma redução de 20% no risco de desenvolverem deficiências motoras.

ZAP //

4 Comments

  1. Epá eu tenho 51 e nunca fiz tantas flexões nem nunca tive tanta força e massa muscular como hoje em dia. E fui atleta de competição a vida toda… Devo ter um metabolismo estranho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.