“É o nosso muro da vergonha”. Leiria acusada de isolar bairro social com muro de dois metros

Câmara Municipal de Leiria

A autarquia de Leiria construiu um muro de dois metros de altura à volta de um bairro social, onde moram maioritariamente famílias de etnia cigana.

No Bairro Social da Integração habitam 47 pessoas, cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município. De acordo com o Jornal de Notícias, o muro, que separa o bairro das vivendas e tapa a vista, está a gerar descontentamento entre os moradores.

“Dizem que nos temos de integrar na sociedade, mas construíram aqui um muro de Berlim. Deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas. É o nosso muro da vergonha“, disse Sandra Mafra ao JN. “Sinto falta de ar”, contou a mãe, Júlia, que acrescentou que até fica “afrontada a olhar para isto”.

Além de isolar o bairro, o muro criou problemas ao nível da circulação automóvel, já que ocupa o espaço destinado às faixas de rodagem e “rouba” lugares de estacionamento. Além disso, com o muro a isolar o bairro do resto do município, existe apenas um caixote do lixo para 18 habitações.

Os habitantes do bairro, que são, na sua maioria, feirantes, queixa-se também do facto de o muro ser demasiado alto e as carrinhas onde transportam as roupas que vendem nas feiras e mercados roçarem no muro na zona da curva, onde já se veem marcas de tinta dos carros.

Confrontada pelo JN, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, Ana Valente, disse que a construção do muro se prende com a “necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes”.

Segundo nota publicada pela autarquia no seu site, “o Muro não isola Pessoas. Ao contrário do que refere a notícia, não existem vivendas do outro lado do muro. O que existe é um terreno baldio florestal, que não oferece condições de segurança”.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Mas essas familias podem sempre construir uma casa delas em qualquer lado é só comprarem um terreno e pagarem do proprio bolso, pagarem a um arquiteto do proprio bolso, pagarem os encargos na camara, do proprio bolso, e depois pagam a um empreiteiro que construa a sua casa de sonho, e claro está: pagam a este ultimo tambem do proprio bolso..
    Mas se não quiserem ter tanta chatisse, podem sempre pesquisar na internet as inumeras casas para vender. Mas claro, vão ter que pagar por elas.

  2. “Cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município”
    Coitados destes “cidadãos”, têm casas renovadas e tal mas e a vista? Agora por causa deste muro de Berlim ficaram sem a vista. Isto lá são condições para um ser humano?
    Vá vejam lá se este município deita este muro a baixo e lhes constrói um parquezinho de merendas também.
    Eles bem merecem em vez daquela escória que anda prai a trabalhar e pagar impostos.

  3. Este caso não conheço mas a minha urbanização ((Vale de Lobos) aqui em Leiria tem a entrada feita com uma via estreita que só dá para se cruzarem os carros, numa curva e com um desnível acentuadíssimo e que se agravou com a instalação nessa entrada duma escola.
    Também não temos a Mobilis. Para chegarmos à paragem mais próxima são 20 minutos a andar e a subir uma grande ladeira.
    Empurram a nossa mobilidade para o carro o que contraria tudo o que se recomendaria.

  4. O melhor que a Câmara tem a fazer é arranjar umas casas novas para essa gente e com água e luz, tudo à borliú. É isso que eles querem. Trabalhar e pagar impostos está quieto ó mau!!

  5. E que tal em vez de um muro, porque não umas sebes de arbustos ou algo verde ficariam certamente mais bonito e menos degradante.
    Completamente inaceitável a ignorância da autarquia no sentido de integração das pessoas que lá moram.

  6. Então mas… estas condições fabulosas pagas pelos meus impostos??!! E eu que tenho de pagar as renovações da minha casa?!? E reclamam??? De facto… CHEGA!

  7. Os ciganos (dos quais 90% dedicam-se a atividade ilícitas ou criminosas, sem que ninguém lhe faça algo) já têm muita sorte em ter uma casa… a ainda por cima reclamam? valha-nos deus!

  8. Sempre pensei que Portugal fosse um pais tolerante e aberto. Enfim… Um povo de emigrantes, que explorou as suas colonias e as deixou em mau estado e agora nao sao capazes de receber os hospedes ciganos sem reclamar. Uma vergonha

    • Ironia da boa!…
      Casa nova para os “hóspedes ciganos” paga com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

    • Ironia da boa!…
      Casas novas para os “hóspedes ciganos” pagas com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

RESPONDER

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …

Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África. As Victoria Falls são …