“É o nosso muro da vergonha”. Leiria acusada de isolar bairro social com muro de dois metros

Câmara Municipal de Leiria

A autarquia de Leiria construiu um muro de dois metros de altura à volta de um bairro social, onde moram maioritariamente famílias de etnia cigana.

No Bairro Social da Integração habitam 47 pessoas, cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município. De acordo com o Jornal de Notícias, o muro, que separa o bairro das vivendas e tapa a vista, está a gerar descontentamento entre os moradores.

“Dizem que nos temos de integrar na sociedade, mas construíram aqui um muro de Berlim. Deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas. É o nosso muro da vergonha“, disse Sandra Mafra ao JN. “Sinto falta de ar”, contou a mãe, Júlia, que acrescentou que até fica “afrontada a olhar para isto”.

Além de isolar o bairro, o muro criou problemas ao nível da circulação automóvel, já que ocupa o espaço destinado às faixas de rodagem e “rouba” lugares de estacionamento. Além disso, com o muro a isolar o bairro do resto do município, existe apenas um caixote do lixo para 18 habitações.

Os habitantes do bairro, que são, na sua maioria, feirantes, queixa-se também do facto de o muro ser demasiado alto e as carrinhas onde transportam as roupas que vendem nas feiras e mercados roçarem no muro na zona da curva, onde já se veem marcas de tinta dos carros.

Confrontada pelo JN, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, Ana Valente, disse que a construção do muro se prende com a “necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes”.

Segundo nota publicada pela autarquia no seu site, “o Muro não isola Pessoas. Ao contrário do que refere a notícia, não existem vivendas do outro lado do muro. O que existe é um terreno baldio florestal, que não oferece condições de segurança”.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Mas essas familias podem sempre construir uma casa delas em qualquer lado é só comprarem um terreno e pagarem do proprio bolso, pagarem a um arquiteto do proprio bolso, pagarem os encargos na camara, do proprio bolso, e depois pagam a um empreiteiro que construa a sua casa de sonho, e claro está: pagam a este ultimo tambem do proprio bolso..
    Mas se não quiserem ter tanta chatisse, podem sempre pesquisar na internet as inumeras casas para vender. Mas claro, vão ter que pagar por elas.

  2. “Cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município”
    Coitados destes “cidadãos”, têm casas renovadas e tal mas e a vista? Agora por causa deste muro de Berlim ficaram sem a vista. Isto lá são condições para um ser humano?
    Vá vejam lá se este município deita este muro a baixo e lhes constrói um parquezinho de merendas também.
    Eles bem merecem em vez daquela escória que anda prai a trabalhar e pagar impostos.

  3. Este caso não conheço mas a minha urbanização ((Vale de Lobos) aqui em Leiria tem a entrada feita com uma via estreita que só dá para se cruzarem os carros, numa curva e com um desnível acentuadíssimo e que se agravou com a instalação nessa entrada duma escola.
    Também não temos a Mobilis. Para chegarmos à paragem mais próxima são 20 minutos a andar e a subir uma grande ladeira.
    Empurram a nossa mobilidade para o carro o que contraria tudo o que se recomendaria.

  4. O melhor que a Câmara tem a fazer é arranjar umas casas novas para essa gente e com água e luz, tudo à borliú. É isso que eles querem. Trabalhar e pagar impostos está quieto ó mau!!

  5. E que tal em vez de um muro, porque não umas sebes de arbustos ou algo verde ficariam certamente mais bonito e menos degradante.
    Completamente inaceitável a ignorância da autarquia no sentido de integração das pessoas que lá moram.

  6. Então mas… estas condições fabulosas pagas pelos meus impostos??!! E eu que tenho de pagar as renovações da minha casa?!? E reclamam??? De facto… CHEGA!

  7. Os ciganos (dos quais 90% dedicam-se a atividade ilícitas ou criminosas, sem que ninguém lhe faça algo) já têm muita sorte em ter uma casa… a ainda por cima reclamam? valha-nos deus!

  8. Sempre pensei que Portugal fosse um pais tolerante e aberto. Enfim… Um povo de emigrantes, que explorou as suas colonias e as deixou em mau estado e agora nao sao capazes de receber os hospedes ciganos sem reclamar. Uma vergonha

    • Ironia da boa!…
      Casa nova para os “hóspedes ciganos” paga com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

    • Ironia da boa!…
      Casas novas para os “hóspedes ciganos” pagas com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

RESPONDER

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …