“É o nosso muro da vergonha”. Leiria acusada de isolar bairro social com muro de dois metros

Câmara Municipal de Leiria

A autarquia de Leiria construiu um muro de dois metros de altura à volta de um bairro social, onde moram maioritariamente famílias de etnia cigana.

No Bairro Social da Integração habitam 47 pessoas, cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município. De acordo com o Jornal de Notícias, o muro, que separa o bairro das vivendas e tapa a vista, está a gerar descontentamento entre os moradores.

“Dizem que nos temos de integrar na sociedade, mas construíram aqui um muro de Berlim. Deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas. É o nosso muro da vergonha“, disse Sandra Mafra ao JN. “Sinto falta de ar”, contou a mãe, Júlia, que acrescentou que até fica “afrontada a olhar para isto”.

Além de isolar o bairro, o muro criou problemas ao nível da circulação automóvel, já que ocupa o espaço destinado às faixas de rodagem e “rouba” lugares de estacionamento. Além disso, com o muro a isolar o bairro do resto do município, existe apenas um caixote do lixo para 18 habitações.

Os habitantes do bairro, que são, na sua maioria, feirantes, queixa-se também do facto de o muro ser demasiado alto e as carrinhas onde transportam as roupas que vendem nas feiras e mercados roçarem no muro na zona da curva, onde já se veem marcas de tinta dos carros.

Confrontada pelo JN, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, Ana Valente, disse que a construção do muro se prende com a “necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes”.

Segundo nota publicada pela autarquia no seu site, “o Muro não isola Pessoas. Ao contrário do que refere a notícia, não existem vivendas do outro lado do muro. O que existe é um terreno baldio florestal, que não oferece condições de segurança”.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Mas essas familias podem sempre construir uma casa delas em qualquer lado é só comprarem um terreno e pagarem do proprio bolso, pagarem a um arquiteto do proprio bolso, pagarem os encargos na camara, do proprio bolso, e depois pagam a um empreiteiro que construa a sua casa de sonho, e claro está: pagam a este ultimo tambem do proprio bolso..
    Mas se não quiserem ter tanta chatisse, podem sempre pesquisar na internet as inumeras casas para vender. Mas claro, vão ter que pagar por elas.

  2. “Cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município”
    Coitados destes “cidadãos”, têm casas renovadas e tal mas e a vista? Agora por causa deste muro de Berlim ficaram sem a vista. Isto lá são condições para um ser humano?
    Vá vejam lá se este município deita este muro a baixo e lhes constrói um parquezinho de merendas também.
    Eles bem merecem em vez daquela escória que anda prai a trabalhar e pagar impostos.

  3. Este caso não conheço mas a minha urbanização ((Vale de Lobos) aqui em Leiria tem a entrada feita com uma via estreita que só dá para se cruzarem os carros, numa curva e com um desnível acentuadíssimo e que se agravou com a instalação nessa entrada duma escola.
    Também não temos a Mobilis. Para chegarmos à paragem mais próxima são 20 minutos a andar e a subir uma grande ladeira.
    Empurram a nossa mobilidade para o carro o que contraria tudo o que se recomendaria.

  4. O melhor que a Câmara tem a fazer é arranjar umas casas novas para essa gente e com água e luz, tudo à borliú. É isso que eles querem. Trabalhar e pagar impostos está quieto ó mau!!

  5. E que tal em vez de um muro, porque não umas sebes de arbustos ou algo verde ficariam certamente mais bonito e menos degradante.
    Completamente inaceitável a ignorância da autarquia no sentido de integração das pessoas que lá moram.

  6. Então mas… estas condições fabulosas pagas pelos meus impostos??!! E eu que tenho de pagar as renovações da minha casa?!? E reclamam??? De facto… CHEGA!

  7. Os ciganos (dos quais 90% dedicam-se a atividade ilícitas ou criminosas, sem que ninguém lhe faça algo) já têm muita sorte em ter uma casa… a ainda por cima reclamam? valha-nos deus!

  8. Sempre pensei que Portugal fosse um pais tolerante e aberto. Enfim… Um povo de emigrantes, que explorou as suas colonias e as deixou em mau estado e agora nao sao capazes de receber os hospedes ciganos sem reclamar. Uma vergonha

    • Ironia da boa!…
      Casa nova para os “hóspedes ciganos” paga com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

    • Ironia da boa!…
      Casas novas para os “hóspedes ciganos” pagas com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …