“É o nosso muro da vergonha”. Leiria acusada de isolar bairro social com muro de dois metros

Câmara Municipal de Leiria

A autarquia de Leiria construiu um muro de dois metros de altura à volta de um bairro social, onde moram maioritariamente famílias de etnia cigana.

No Bairro Social da Integração habitam 47 pessoas, cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município. De acordo com o Jornal de Notícias, o muro, que separa o bairro das vivendas e tapa a vista, está a gerar descontentamento entre os moradores.

“Dizem que nos temos de integrar na sociedade, mas construíram aqui um muro de Berlim. Deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas. É o nosso muro da vergonha“, disse Sandra Mafra ao JN. “Sinto falta de ar”, contou a mãe, Júlia, que acrescentou que até fica “afrontada a olhar para isto”.

Além de isolar o bairro, o muro criou problemas ao nível da circulação automóvel, já que ocupa o espaço destinado às faixas de rodagem e “rouba” lugares de estacionamento. Além disso, com o muro a isolar o bairro do resto do município, existe apenas um caixote do lixo para 18 habitações.

Os habitantes do bairro, que são, na sua maioria, feirantes, queixa-se também do facto de o muro ser demasiado alto e as carrinhas onde transportam as roupas que vendem nas feiras e mercados roçarem no muro na zona da curva, onde já se veem marcas de tinta dos carros.

Confrontada pelo JN, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, Ana Valente, disse que a construção do muro se prende com a “necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes”.

Segundo nota publicada pela autarquia no seu site, “o Muro não isola Pessoas. Ao contrário do que refere a notícia, não existem vivendas do outro lado do muro. O que existe é um terreno baldio florestal, que não oferece condições de segurança”.

ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Mas essas familias podem sempre construir uma casa delas em qualquer lado é só comprarem um terreno e pagarem do proprio bolso, pagarem a um arquiteto do proprio bolso, pagarem os encargos na camara, do proprio bolso, e depois pagam a um empreiteiro que construa a sua casa de sonho, e claro está: pagam a este ultimo tambem do proprio bolso..
    Mas se não quiserem ter tanta chatisse, podem sempre pesquisar na internet as inumeras casas para vender. Mas claro, vão ter que pagar por elas.

  2. “Cujas 18 casas foram recentemente renovadas pelo município”
    Coitados destes “cidadãos”, têm casas renovadas e tal mas e a vista? Agora por causa deste muro de Berlim ficaram sem a vista. Isto lá são condições para um ser humano?
    Vá vejam lá se este município deita este muro a baixo e lhes constrói um parquezinho de merendas também.
    Eles bem merecem em vez daquela escória que anda prai a trabalhar e pagar impostos.

  3. Este caso não conheço mas a minha urbanização ((Vale de Lobos) aqui em Leiria tem a entrada feita com uma via estreita que só dá para se cruzarem os carros, numa curva e com um desnível acentuadíssimo e que se agravou com a instalação nessa entrada duma escola.
    Também não temos a Mobilis. Para chegarmos à paragem mais próxima são 20 minutos a andar e a subir uma grande ladeira.
    Empurram a nossa mobilidade para o carro o que contraria tudo o que se recomendaria.

  4. O melhor que a Câmara tem a fazer é arranjar umas casas novas para essa gente e com água e luz, tudo à borliú. É isso que eles querem. Trabalhar e pagar impostos está quieto ó mau!!

  5. E que tal em vez de um muro, porque não umas sebes de arbustos ou algo verde ficariam certamente mais bonito e menos degradante.
    Completamente inaceitável a ignorância da autarquia no sentido de integração das pessoas que lá moram.

  6. Então mas… estas condições fabulosas pagas pelos meus impostos??!! E eu que tenho de pagar as renovações da minha casa?!? E reclamam??? De facto… CHEGA!

  7. Os ciganos (dos quais 90% dedicam-se a atividade ilícitas ou criminosas, sem que ninguém lhe faça algo) já têm muita sorte em ter uma casa… a ainda por cima reclamam? valha-nos deus!

  8. Sempre pensei que Portugal fosse um pais tolerante e aberto. Enfim… Um povo de emigrantes, que explorou as suas colonias e as deixou em mau estado e agora nao sao capazes de receber os hospedes ciganos sem reclamar. Uma vergonha

    • Ironia da boa!…
      Casa nova para os “hóspedes ciganos” paga com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

    • Ironia da boa!…
      Casas novas para os “hóspedes ciganos” pagas com o dinheiro dos contribuintes e estes ainda reclamam!…
      Só visto…
      Num país “tolerante e aberto” teriam direito a casa com piscina aquecida num condomínio fechado e talvez até mordomo!!

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …