Mundial 2022 não deverá ser no Qatar

O Mundial 2022 não deverá acontecer no Qatar, afirma Theo Zwanziger, membro do Comité Executivo da FIFA. 

“Pessoalmente, acredito que o Mundial 2022 vai acabar por não se realizar no Qatar“, afirmou o dirigente alemão ao jornal Sport Bild.

A FIFA tem vindo a estudar novas datas de forma a que o Mundial se realizasse no inverno, evitando as altas temperaturas que se fazem sentir no verão escaldante do país do Médio Oriente, que frequentemente ultrapassam os 40ºC.

Contudo, uma eventual mudança nas datas do torneio – que geralmente se realiza entre junho e julho – causaria demasiados problemas para os calendários dos torneios nacionais.

A organização do Mundial no Qatar assegura que o evento é viável, já que os estádios a serem construídos, assim como áreas de treino e zonas para os adeptos, vão contar com tecnologia de arrefecimento.

No entanto, de acordo com Zwanziger, “os médicos afirmam que não se podem responsabilizar por um Mundial nestas condições”.

“Eles podem até conseguir arrefecer os estádios, mas um Mundial não acontece só aí”, afirma o dirigente, citado no Guardian, acrescentando que casos de risco para a saúde dos adeptos não estão entre as responsabilidades que a FIFA queira assumir.

Manuel Heinrich / Wikimedia

Theo Zwanziger, membro do Comité Executivo da FIFA

Theo Zwanziger, membro do Comité Executivo da FIFA

Face a estas declarações, a FIFA responde apenas que Theo Zwanziger “exprimiu uma opinião pessoal e disse isso explicitamente. Não vamos comentar uma opinião pessoal”.

A organização do Mundial 2022 no Qatar ficou definida em 2010, envolta em polémica desde então.

AF, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …