Mundial 2014 poderá não ser o mais “verde”

jikatu / Flickr

-

A FIFA admitiu esta quinta-feira que o Mundial de futebol do Brasil poderá não ser o mais “verde”, mas terá a estratégia de sustentabilidade “mais exaustiva” da história do campeonato.

“Os atrasos nos estádios e a pressão decorrente da necessidade de se construir os estádios de maneira apressada pode levar a certos abusos, como o desrespeito a condições de trabalho e itens de sustentabilidade previstos, que acabam pode deixar de ser prioridade”, afirmou o chefe do departamento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da FIFA, Federico Addiechi.

Cinco dos 12 estádios construídos ou reformulados para o Mundial ainda serão inaugurados, a pouco mais de quatro meses para o arranque do evento, a 12 de junho, em São Paulo. Entre os recintos prontos, apenas a Arena Castelão, em Fortaleza, o primeiro a ser inaugurado, em dezembro de 2012, conseguiu obter a certificação ambiental exigida.

O argentino Federico Addiechi adiantou, em conferência de imprensa, que os cálculos das emissões do Mundial2014 “coincidem” com os das análises prévias que se fizeram na África do Sul, em 2010, e que apontam para a geração de 2,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Na África do Sul, após a conclusão do campeonato, baixou-se o cálculo das emissões para 1,6 milhões de toneladas de CO2, depois de se verificar que houve menos espetadores do que se esperava.

Addiechi declarou não poder comentar com precisão os cálculos feitos no último Mundial de futebol, porque quem os realizou foi o governo sul-africano, que não os cedeu à FIFA.

O responsável do organismo que supervisiona o futebol ao nível global garantiu que no Brasil, tal como acontecera com o Mundial feminino da Alemanha, em 2011, as previsões “são precisas”, uma vez que “a FIFA e o comité organizador local têm acesso aos dados”.

No caso do Mundial do Brasil, que se realiza entre 12 de junho e 13 de julho, cerca de 80 por cento das emissões correspondem a viagens de avião, ditadas pela distância entre os vários palcos da prova, embora esse fator seja compensado com o facto de a matriz energética brasileira ser “mais limpa” do que a da África do Sul.

Metade da energia consumida no Brasil, incluindo os combustíveis, é proveniente de fontes renováveis. Além disso, cerca de 80 por cento da energia elétrica é produzida por centrais hidroelétricas.

O Mundial do Brasil é o primeiro da história da competição em que a FIFA e o comité organizador local decidiram incrementar uma estratégia conjunta de sustentabilidade ambiental.

É também a primeira vez que os organizadores se comprometeram, de forma voluntária, que os 12 estádios que vão receber partidas do Mundial2014 terão certificados de sustentabilidade ambiental, englobando o aproveitamento de escombros na construção das infraestruturas, poupança de água e energia e instalação de placas solares fotovoltaicas e sistemas de captura de chuva.

“Esta é a primeira estratégia de sustentabilidade. Não é perfeita, mas pode ampliar-se. Fazer estas coisas é sempre difícil e gostaria de fazer mais, mas é a estratégia mais exaustiva que se fez até agora. É muito melhor do que fizemos no passado”, concluiu o responsável da FIFA.

A partir do Mundial da Rússia, em 2018, os certificados de sustentabilidade serão um requisito obrigatório para os estádios e a FIFA obrigará à incrementar outros elementos “verdes”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …