Arqueólogos descobriram “múmia de lama” egípcia nunca antes vista

Além de ter sido embrulhada numa “carapaça de lama”, algo nunca antes visto na mumificação egípcia, esta múmia com 3400 anos foi também descoberta no caixão errado.

De acordo com o site Live Science, esta foi uma descoberta surpreendente porque os restos mortais estavam embrulhados numa espécie de “carapaça de lama”, que é, segundo os investigadores, “um tratamento mortuário que não tinha sido documentado anteriormente no registo arqueológico egípcio”.

É possível que a lama tenha sido usada para estabilizar a múmia depois de esta ter sido danificada, ou então para tentar imitar práticas usadas pela elite da sociedade que, por vezes, usava materiais à base de resina.

“A lama é um material mais acessível”, explicou ao mesmo site Karin Sowada, investigadora do departamento de História e Arqueologia da Universidade Macquarie, na Austrália, e líder do estudo publicado, a 3 de fevereiro, na revista científica PLOS ONE.

Esta não é, porém, a única característica estranha da múmia, que data de um período em torno do ano 1207 a.C. Os investigadores descobriram que, além de ter sido danificada após a morte, estava no caixão errado.

Tal como muitas outras múmias egípcias, esta “múmia de lama” e o seu caixão foram adquiridos por um colecionador ocidental (neste caso, o político inglês-australiano Sir Charles Nicholson). Mas parece que quem lhe vendeu estes artefactos tinha uma carta na manga porque o caixão é mais recente do que os restos mortais que estão dentro dele.

“Os traficantes locais colocaram provavelmente um corpo mumificado não relacionado neste caixão para venderem um ‘conjunto’ mais completo, uma prática bem conhecida no comércio local de antiguidades”, escreveu a equipa no estudo científico.

O caixão tem inscrito o nome de uma mulher – Meruah ou Meru(t)ah – e data aproximadamente do ano 1000 a.C., de acordo com a iconografia que o decora, o que significa que é cerca de 200 anos mais novo do que a múmia.

No entanto, embora os restos mortais e o caixão não coincidam, as pistas anatómicas mostraram aos arqueólogos que também se tratava de uma mulher, que terá morrido quando tinha entre 26 e 35 anos.

“Esta é uma descoberta genuinamente nova na mumificação egípcia. Este estudo ajuda a construir uma maior imagem – e com mais nuances – de como os antigos egípcios tratavam e preparavam os seus mortos”, concluiu Sowada.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …