/

Multimilionário Warren Buffett em guerra de peluches

@squishmallows / Instagram

Boneco de peluche Squishmallows cor-de-rosa na mão de uma mulher de unhas pintadas de preto.

Boneco de peluche Squishmallows.

O sexto homem mais rico do mundo está com um problema de… peluches. A Jazwares de Warren Buffett está a processar a concorrente Build-a-Bear, acusando-a de ter copiado os seus bonecos de peluche.

Este processo judicial tem por base uma eventual infracção da propriedade intelectual no âmbito da linha de peluches “Squishmallows” da Jazwares.

A empresa de Buffett acusa a concorrente Build-a-Bear de ter copiado os “Squishmallows” na sua linha de bonecos “Skoosherz”.

Os “Squishmallows” estão entre os brinquedos mais populares do mundo depois de terem feito sucesso em vídeos virais no TikTok, aparecendo em imagens com famosos como Lady Gaga e Kim Kardashian.

São inspirados nos Pokemon, na Helly Kitty, no universo de Star Wars e de Call of Duty – e até o próprio Warren Buffett tem uma versão em peluche concebida pela empresa.

Ora a Jazwares alega que a Build-A-Bear criou, “descaradamente e intencionalmente”, confusão junto dos consumidores, e acusa-a de ter copiado “a aparência e a sensação dos Squishmallows”, incluindo “representações fantasiosas em forma de animais, rostos Kawaii simplificados de estilo asiático” e usando “veludo aveludado” como tecido de fabrico, cita a Reuters que teve acesso ao processo.

“No que diz respeito a direitos de propriedade intelectual, a imitação não é a forma mais sincera de elogio“, salienta o advogado da Jazwares, Moez Kaba, citado pela Reuters.

A empresa de Buffett já tinha movido antes um processo contra a plataforma de retalho chinesa Alibaba no âmbito de uma estratégia interna de luta contra imitações e falsificações.

Mas a Build-a-Bear não se ficou e moveu outro processo contra a Jazwares, alegando que os seus “Skoosherz” se baseiam em linhas anteriores de bonecos por si criadas. Por isso, a empresa concorrente de Buffett reforça que a publicidade e marketing aos peluches deixa claro quem os criou.

A Build-a-Bear alega ainda que os “Squishmallows não têm uma aparência consistente” e que os “Skoosherz” são o modelo mais recente de brinquedos “macios, semelhantes a travesseiros”, que têm sido tendência nos últimos anos, refere a Reuters.

No processo em tribunal, a Jazwares quer que a Build-A-Bear pare de vender os “Skoosherz” e produtos semelhantes, além de pedir uma indemnização por danos.

Já a Build-A-Bear espera que o tribunal conclua que não violou os direitos da Jazwares quanto aos “Squishmallows”.

A Jazwares é um dos negócios mais bem-sucedidos de Buffett, integrando o grupo Berkshire do multimilionário desde Outubro de 2022. Nessa altura, o grupo comprou a holding de seguros Alleghany que detinha a empresa de peluches por 12 mil milhões de dólares (cerca de 11 mil milhões de euros).

Nesse mesmo ano, a Jazwares conseguiu quadriplicar as vendas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.