Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

Universidade de Morehouse / Twitter

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram a sua formação.  

A instituição, historicamente conhecida por ter formado estudantes afro-americano e grandes ativistas, concedeu a Robert F. Smith um título honorário pelas suas contribuições sociais, noticia ainda a agência AP.

Em causa está uma dívida estimada de cerca de 40 milhões de dólares, um montante significativo que é já considerado o maior “presente” na história da instituição,onde estudaram figuras conhecidas como os líderes Martin Luther King Jr. e Horace Julian Bond ou os cineastas Spike Lee ou Samuel L. Jackson.

“Em nome das oito gerações da minha família que viveram neste país, comprometo-me a olear a vossa máquina”, anunciou Smith aos recém-formados em Atlanta, arrancando uma ovação em pé do público.

O bilionário deixou ainda um apelo aos universitários. “Vamos garantir que cada turma tenha a mesma oportunidade, porque nós somos suficientes para cuidar da nossa própria comunidade. Somos o bastante para garantir que todos terão as oportunidades do sonho americano”, afirmou o multimilionário.

Os estudantes reagiram com euforia, tendo alguns jovens admitido que o pagamento das suas dívidas era melhor do que ganhar a lotaria.

Aaron Mitchom, 22 anos, estudou Finanças e traçou um plano para pagar o seu empréstimo estudantil de 200.000 dólares com metade do salário que viria a ganhar. Ao receber a noticia, conta a agência, chorou de emoção.

A oferta de Smith trará tranquilidade a estes jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho. O milionário garantiu que não espera receber nada em troca. “Sei que vocês devolverão [a minha oferta] mais tarde e ajudarão a melhorar a vida de outros estudantes afro-americanos”.

Em declarações à CNN, o diretor da universidade norte-americana considerou que esta oferta é um “presente de libertação”. “Quando temos dívidas, as escolhas que temos no mundo são limitadas (…) Este presente é uma oferta da liberdade para seguir os sonhos e as paixões”, sustentou.

Smith, o afro-americano mais rico dos Estados Unidos

De acordo com a Forbes, Robert F. Smith é o afro-americano mais rico dos Estados Unidos, tendo uma fortun estimada em 5.000 milhões de dólares, que foi acumulando com empresas de tecnologia. Atualmente, Smith é presidente da Vista Equity Partners, uma empresa que investe em software.

Smith é já conhecido pela sua generosidade. No início deste ano, o empresário fez uma doação de 1,5 milhões à mesma instituição para financiar bolsas de estudo e a construção de um novo parque.

Os empréstimos estudantis são muito comuns nos Estados Unidos, rondando os 1.500 milhões de dólares. Esta é a dívida mais alta no que respeita ao consumidor, ultrapassando dívidas contraídas com cartões de créditos e empréstimos para a compra de carros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …