Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

Universidade de Morehouse / Twitter

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram a sua formação.  

A instituição, historicamente conhecida por ter formado estudantes afro-americano e grandes ativistas, concedeu a Robert F. Smith um título honorário pelas suas contribuições sociais, noticia ainda a agência AP.

Em causa está uma dívida estimada de cerca de 40 milhões de dólares, um montante significativo que é já considerado o maior “presente” na história da instituição,onde estudaram figuras conhecidas como os líderes Martin Luther King Jr. e Horace Julian Bond ou os cineastas Spike Lee ou Samuel L. Jackson.

“Em nome das oito gerações da minha família que viveram neste país, comprometo-me a olear a vossa máquina”, anunciou Smith aos recém-formados em Atlanta, arrancando uma ovação em pé do público.

O bilionário deixou ainda um apelo aos universitários. “Vamos garantir que cada turma tenha a mesma oportunidade, porque nós somos suficientes para cuidar da nossa própria comunidade. Somos o bastante para garantir que todos terão as oportunidades do sonho americano”, afirmou o multimilionário.

Os estudantes reagiram com euforia, tendo alguns jovens admitido que o pagamento das suas dívidas era melhor do que ganhar a lotaria.

Aaron Mitchom, 22 anos, estudou Finanças e traçou um plano para pagar o seu empréstimo estudantil de 200.000 dólares com metade do salário que viria a ganhar. Ao receber a noticia, conta a agência, chorou de emoção.

A oferta de Smith trará tranquilidade a estes jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho. O milionário garantiu que não espera receber nada em troca. “Sei que vocês devolverão [a minha oferta] mais tarde e ajudarão a melhorar a vida de outros estudantes afro-americanos”.

Em declarações à CNN, o diretor da universidade norte-americana considerou que esta oferta é um “presente de libertação”. “Quando temos dívidas, as escolhas que temos no mundo são limitadas (…) Este presente é uma oferta da liberdade para seguir os sonhos e as paixões”, sustentou.

Smith, o afro-americano mais rico dos Estados Unidos

De acordo com a Forbes, Robert F. Smith é o afro-americano mais rico dos Estados Unidos, tendo uma fortun estimada em 5.000 milhões de dólares, que foi acumulando com empresas de tecnologia. Atualmente, Smith é presidente da Vista Equity Partners, uma empresa que investe em software.

Smith é já conhecido pela sua generosidade. No início deste ano, o empresário fez uma doação de 1,5 milhões à mesma instituição para financiar bolsas de estudo e a construção de um novo parque.

Os empréstimos estudantis são muito comuns nos Estados Unidos, rondando os 1.500 milhões de dólares. Esta é a dívida mais alta no que respeita ao consumidor, ultrapassando dívidas contraídas com cartões de créditos e empréstimos para a compra de carros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Leilão de arma que vitimou Van Gogh reacende debate sobre a sua morte

O leilão de uma pistola que teria sido usada pelo pintor Vincent Van Gogh para atirar em si mesmo reacendeu um debate sobre quem realmente puxou o gatilho: o artista cometeu suicídio ou foi baleado …

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …