Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

Universidade de Morehouse / Twitter

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram a sua formação.  

A instituição, historicamente conhecida por ter formado estudantes afro-americano e grandes ativistas, concedeu a Robert F. Smith um título honorário pelas suas contribuições sociais, noticia ainda a agência AP.

Em causa está uma dívida estimada de cerca de 40 milhões de dólares, um montante significativo que é já considerado o maior “presente” na história da instituição,onde estudaram figuras conhecidas como os líderes Martin Luther King Jr. e Horace Julian Bond ou os cineastas Spike Lee ou Samuel L. Jackson.

“Em nome das oito gerações da minha família que viveram neste país, comprometo-me a olear a vossa máquina”, anunciou Smith aos recém-formados em Atlanta, arrancando uma ovação em pé do público.

O bilionário deixou ainda um apelo aos universitários. “Vamos garantir que cada turma tenha a mesma oportunidade, porque nós somos suficientes para cuidar da nossa própria comunidade. Somos o bastante para garantir que todos terão as oportunidades do sonho americano”, afirmou o multimilionário.

Os estudantes reagiram com euforia, tendo alguns jovens admitido que o pagamento das suas dívidas era melhor do que ganhar a lotaria.

Aaron Mitchom, 22 anos, estudou Finanças e traçou um plano para pagar o seu empréstimo estudantil de 200.000 dólares com metade do salário que viria a ganhar. Ao receber a noticia, conta a agência, chorou de emoção.

A oferta de Smith trará tranquilidade a estes jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho. O milionário garantiu que não espera receber nada em troca. “Sei que vocês devolverão [a minha oferta] mais tarde e ajudarão a melhorar a vida de outros estudantes afro-americanos”.

Em declarações à CNN, o diretor da universidade norte-americana considerou que esta oferta é um “presente de libertação”. “Quando temos dívidas, as escolhas que temos no mundo são limitadas (…) Este presente é uma oferta da liberdade para seguir os sonhos e as paixões”, sustentou.

Smith, o afro-americano mais rico dos Estados Unidos

De acordo com a Forbes, Robert F. Smith é o afro-americano mais rico dos Estados Unidos, tendo uma fortun estimada em 5.000 milhões de dólares, que foi acumulando com empresas de tecnologia. Atualmente, Smith é presidente da Vista Equity Partners, uma empresa que investe em software.

Smith é já conhecido pela sua generosidade. No início deste ano, o empresário fez uma doação de 1,5 milhões à mesma instituição para financiar bolsas de estudo e a construção de um novo parque.

Os empréstimos estudantis são muito comuns nos Estados Unidos, rondando os 1.500 milhões de dólares. Esta é a dívida mais alta no que respeita ao consumidor, ultrapassando dívidas contraídas com cartões de créditos e empréstimos para a compra de carros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …