Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

Universidade de Morehouse / Twitter

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram a sua formação.  

A instituição, historicamente conhecida por ter formado estudantes afro-americano e grandes ativistas, concedeu a Robert F. Smith um título honorário pelas suas contribuições sociais, noticia ainda a agência AP.

Em causa está uma dívida estimada de cerca de 40 milhões de dólares, um montante significativo que é já considerado o maior “presente” na história da instituição,onde estudaram figuras conhecidas como os líderes Martin Luther King Jr. e Horace Julian Bond ou os cineastas Spike Lee ou Samuel L. Jackson.

“Em nome das oito gerações da minha família que viveram neste país, comprometo-me a olear a vossa máquina”, anunciou Smith aos recém-formados em Atlanta, arrancando uma ovação em pé do público.

O bilionário deixou ainda um apelo aos universitários. “Vamos garantir que cada turma tenha a mesma oportunidade, porque nós somos suficientes para cuidar da nossa própria comunidade. Somos o bastante para garantir que todos terão as oportunidades do sonho americano”, afirmou o multimilionário.

Os estudantes reagiram com euforia, tendo alguns jovens admitido que o pagamento das suas dívidas era melhor do que ganhar a lotaria.

Aaron Mitchom, 22 anos, estudou Finanças e traçou um plano para pagar o seu empréstimo estudantil de 200.000 dólares com metade do salário que viria a ganhar. Ao receber a noticia, conta a agência, chorou de emoção.

A oferta de Smith trará tranquilidade a estes jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho. O milionário garantiu que não espera receber nada em troca. “Sei que vocês devolverão [a minha oferta] mais tarde e ajudarão a melhorar a vida de outros estudantes afro-americanos”.

Em declarações à CNN, o diretor da universidade norte-americana considerou que esta oferta é um “presente de libertação”. “Quando temos dívidas, as escolhas que temos no mundo são limitadas (…) Este presente é uma oferta da liberdade para seguir os sonhos e as paixões”, sustentou.

Smith, o afro-americano mais rico dos Estados Unidos

De acordo com a Forbes, Robert F. Smith é o afro-americano mais rico dos Estados Unidos, tendo uma fortun estimada em 5.000 milhões de dólares, que foi acumulando com empresas de tecnologia. Atualmente, Smith é presidente da Vista Equity Partners, uma empresa que investe em software.

Smith é já conhecido pela sua generosidade. No início deste ano, o empresário fez uma doação de 1,5 milhões à mesma instituição para financiar bolsas de estudo e a construção de um novo parque.

Os empréstimos estudantis são muito comuns nos Estados Unidos, rondando os 1.500 milhões de dólares. Esta é a dívida mais alta no que respeita ao consumidor, ultrapassando dívidas contraídas com cartões de créditos e empréstimos para a compra de carros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …