Multidão mata quase 300 crocodilos para vingar morte de vizinho na Indonésia

STR / EPA

Um grupo de aldeões indonésios da província da Papua Ocidental matou 292 crocodilos de uma fazenda de criação para vingar a morte de um vizinho que tinha sido atacado por um destes animais.

A vítima, de 48 anos, caiu num poço com crocodilos na passada sexta-feira, enquanto cortava erva para alimentar o gado no município Sorong.

“Um funcionário ouviu alguém a gritar por socorro, foi até rapidamente lá e viu um crocodilo a atacar alguém”, disse o chefe da agência provincial de conservação através de um comunicado citado pela Business Insider, Basear Manullang.

No dia seguinte, os moradores foram à fazenda de crocodilos e mataram todos os animais que lá encontraram, recorrendo a “objetos afiados, martelos, blocos de madeira e pás”. Os répteis mediam entre 10 centímetros e dois metros de comprimento, e os agressores juntaram as carcaças dos animais numa enorme pilha.

Os crocodilos são uma espécie protegida na Indonésia e, em 2013, este viveiro de crocodilos de água salgada recebeu uma licença para funcionar como um refúgio destes animais, preservando assim a espécie, segundo Manullang.

No entanto, uma das condições para o funcionamento do viveiro era não perturbar a comunidade. “Para evitar que esta situação aconteça novamente, os detentores de licenças agrícolas precisam proteger as áreas à volta dos viveiros“, disse Manullang, acrescentando que a agência de conservação está a investigar o ocorrido em coordenação com a polícia. 

“Os crocodilos são criaturas de Deus que também precisam de ser protegidos”, rematou.

A Indonésia é um dos países com maior biodiversidade do planeta e conta com centenas de espécies ameaçadas pelo desenvolvimento industrial e agrícola, entre os quais os orangotango e os rinocerontes de Sumatra e Java.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • E se fosse o teu irmão que tivesse sido comido pelo crocodilo?!

      E se tivesses mais um filho que pudesse lá cair?!

  1. Porra… Onde chega a estupidez do ser humano.
    Agora os crocodilos que restaram estão a tremer de medo. Podem lá cair muitas pessoas que eles já não as vão comer. POR FAVOR…

  2. Eu mandava prender todos os autores da proeza. Depois um a um íam ter de lavar os dentes dos crocodilos da quinta todos os dias, sem qualquer protecção. Uma semana a cada um destes artistas. Os que sobrevivessem ao fim de uma semana poderíam sair em liberdade, mais ou menos mutilados.

RESPONDER

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto de 17 casos e pode parar por duas semanas

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …

Estátua de mulher da elite pré-hispânica encontrada no México

Uma estátua, com 500 anos, de uma jovem mulher com um grande ornamento na cabeça foi descoberta, no início de janeiro, no centro do México. De acordo com o site Live Science, a estátua de dois …

No último adeus à Casa Branca, Trump vai perdoar 100 pessoas (e manifestantes do Capitólio também querem)

O Presidente cessante dos Estados Unidos Donald Trump deverá emitir mais de 100 indultos presidenciais esta terça-feira, durante as suas horas finais na Casa Branca, mas não se pode perdoar a si mesmo ou à …

Sindicato revela que a TAP propôs o despedimento de 458 pilotos

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) informou, esta segunda-feira, que a TAP apresentou uma contraproposta que inclui a dispensa de 458 pilotos, redução de remunerações e supressão de cláusulas do acordo de empresa. Em …

Acenar com as mãos, pés e cabeça. É assim que as rãs de vidro atraem a atenção dos seus parceiros

A maioria das rãs emite um coaxar característico como forma de atrair a atenção de um potencial parceiro. Contudo, algumas das espécies que "gritam" perto de riachos e cascatas aumentam o potencial de serem notadas, …

Marcelo diz que "atropelar este ano letivo era dramático", mas não fecha a porta ao encerramento das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou, em entrevista ao Correio da Manhã esta segunda-feira, que "atropelar este ano letivo seria dramático", mas não fecha a porta ao encerramento das escolas. Em entrevista ao …

A adesão foi fraca, mas arranca hoje a recolha de votos em lares e de eleitores em confinamento

Os votos para as eleições presidenciais dos quase 13 mil idosos em lares e pessoas em confinamento devido à covid-19 que se inscreveram para votar antecipadamente começam a ser recolhidos por todo o país esta …

Primeiras doses da vacina da Johnson podem estar disponíveis em Portugal no segundo trimestre

O diretor médico da Janssen, Manuel Salavessa, estimou esta terça-feira que as primeiras 1,25 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson possam estar disponíveis em Portugal no segundo trimestre …