Caixas multibanco sob ameaça de ataque em massa

José Sena Goulão / Lusa

Bancos de todo o mundo foram avisados de que podia estar iminente um ataque em massa às suas máquinas de multibanco. SIBS nega que o apagão deste domingo esteja relacionado com o ataque.

Segundo o The Telegraph, o alerta confidencial foi emitido na sexta-feira pelo FBI dos Estados Unidos, que avisou os bancos de todo o mundo que nos dias que se seguiam estava a ser planeado um ataque de malware dirigido às caixas multibanco.

Este esquema de fraude é conhecido como “jackpotting” de ATM, no qual os criminosos atacam um banco ou um processador de cartões de pagamento e utiliza os cartões clonados em caixas de multibanco para se apropriarem de milhares de euros em apenas alguns minutos, explica o Observador.

Este método pressupõe o acesso físico a uma caixa multibanco utilizando malware de forma a assumir o controlo do sistema e, desta forma, forçar a máquina a distribuir dinheiro até que fique completamente vazia.

Questionada pelo jornal, a SIBS garante que “os constrangimentos técnicos que impactaram a Rede Multibanco no domingo à noite deveram-se a uma falha de um equipamento de hardware e nada tiveram a ver com algum tipo de ataque“.

Além disso, a empresa acrescenta que “os equipamentos ATM das Redes geridas e construídas pela SIBS, Multibanco e ATM Express, funcionam em ambiente fechado e a comunicação é encriptada” e, por isso, este tipo de tentativas de fraude não se aplica às redes SIBS, sejam a Rede Multibanco ou ATM Express.

Ao jornal, a empresa esclarece ainda que as redes SIBS, Multibanco e ATM Express têm incorporados mecanismos de segurança que “estão permanentemente sob monitorização por equipas especializadas que permitem mitigar ataques desta natureza”.

O alerta do FBI foi divulgado através do blogue Krebs on Security que teve acesso ao documento confidencial. “O FBI obteve informações que indicam que cibercriminosos estão a planear realizar um esquema global de roubo de saque de caixas de multibanco nos próximos dias, provavelmente associado a uma violação de emissor de cartão desconhecido e vulgarmente chamado de ‘operação ilimitada'”, lê-se no aviso.

Os criminosos tendem a atacar bancos menores com sistemas de seguranças menos rigorosos, explicou ao The Telegraph Ollie Whitehouse, diretor global de tecnologia da consultora de segurança cibernética NCC.

Ainda assim, Ross Brewer, especialista da empresa de segurança cibernética LogRhythm, alertou para a dimensão que o caso poderia ter, afirmando que, apesar de ter sido identificado nos EUA, “é um ataque global e, se for bem sucedido, tem o potencial de ter implicações generalizadas“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os equipamentos ATM das Redes geridas e construídas pela SIBS, Multibanco e ATM Express, funcionam em ambiente fechado e a comunicação é encriptada” e, por isso, este tipo de tentativas de fraude não se aplica às redes SIBS, sejam a Rede Multibanco ou ATM Express.
    Tenho duvidas desta informação. há cerca de dois anos, já fui vitima de clonagem do meu Cartão de Crédito.

RESPONDER

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …