Roma vai multar quem se sentar nas escadas da Praça de Espanha

jonaswitt / Flickr

Praça de Espanha, em Roma

Os turistas que visitem a capital italiana não vão poder sentar-se na famosa escadaria da Praça de Espanha, arriscando-se a uma multa de 250 euros.

As autoridades de Roma estão a ser acusadas de aplicar medidas “ao estilo fascista” depois de a polícia local ter começado a retirar os turistas que se sentam na famosa escadaria da Praça de Espanha, escreve o The Guardian.

A polícia começou a patrulhar a escadaria em mármore do século XVIII na terça-feira, usando apitos para afastar os turistas que planeavam sentar-se nos degraus da praça.

De acordo com o jornal britânico, quem não cumprir as regras arrisca-se a pagar uma multa de 250 euros, coima essa que pode chegar aos 400 euros caso seja provocado algum dano à escadaria, que é considerada pela Unesco património da Humanidade.

A medida está entre uma série de regras que começaram a ser reforçadas pelas autoridades locais em junho, que incluem por exemplo a proibição de comer junto aos monumentos, andar pela cidade em tronco nu, saltar para as fontes e arrastar malas com rodinhas e carrinhos de bebé pelas escadarias históricas.

“Proteger um monumento é uma coisa boa — e obviamente que ninguém deve comer nos degraus — mas a proibição de as pessoas se sentarem é realmente excessiva“, disse à agência de notícias AdnKronos Vittorio Sgarbi, crítico de arte controverso e ex-secretário de Estado da Cultura. “Parece-me uma medida ao estilo fascista que o município será forçado a rever”, acrescenta.

“Concordamos que as pessoas não devem acampar e comer nos degraus dos monumentos, porque o lixo normalmente é deixado lá”, afirma Tommaso Tanzilli, diretor em Roma da Federalberghi, a associação de hotéis italiana. “Mas criminalizar as pessoas por se sentarem, especialmente se forem idosas, é um pouco exagerado“.

O monumento, desenhado pelo arquiteto Francesco de Sanctis entre 1723 e 1726, passou por uma restauração em 2016 que custou 1,5 milhões de euros e que, na altura, foi financiada pela marca de luxo de joalharia Bulgari.

Medidas semelhantes estão a ser aplicadas noutras cidades italianas, como é o caso de Veneza. Em julho, dois turistas alemães foram multados em 950 euros e convidados a sair da cidade depois de terem sido apanhados a fazer café nos degraus da ponte Rialto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O mesmo deveria ser feito por aqui, que com viagens low- cost, aliada à falta de cultura da maioria dos turistas que visitam a nossa capital somos obrigados a ter que lidar com verdadeiros animais arrogantes e porcos que a cada ano gastam menos dinheiro e tratam a nossa cidade como se fosse uma disneylãndia. Nãotendo gastronomia, comem e bebem na rua e deixam o lixo para nós apanharmos. São racistas, não tendo preferência por guias Portugueses, e fotografam-nos s/ licença como se fossemos figurantes.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …