Mulheres rohingya são traficadas para a Malásia e forçadas a casar

Dezenas de mulheres e jovens chegam regularmente à Malásia para casarem, muitas vezes contra a sua vontade, com homens rohingya.

A denúncia é feita por grupos de defesa dos direitos humanos e por ativistas daquele grupo étnico, maioritariamente muçulmano, que desde 2017 foge de Myanmar (antiga Birmânia).

Segundo uma reportagem publicada pela Al Jazeera, os casamentos e as viagens são frequentemente organizados por homens rohingya que foram contrabandeados para a Malásia. Sem documentação, não podem voltar para Myanmar ou para os campos de refugiados no Bangladesh.

Por isso, fazem propostas de casamento, através de amigos e familiares, sem que as noivas deem um consentimento explícito. Muitas limitam-se a seguir os conselhos da família. Várias refugiadas no Bangladesh relatam longas viagens feitas por familiares e futuros sogros por estrada, que podem demorar meses e atravessar o norte de Myanmar.

Algumas das mulheres traficadas fazem parte das famílias que permaneceram na antiga Birmânia. A partir daí, entram no Bangladesh, onde os traficantes operam, para voltarem a Myanmar num outro ponto, uma zona menos militarizada do que o estado de Rakhine, onde se concentra a maioria dos rohingya.

A organização não-governamental Fortify Rights instou recentemente as autoridades malaias a combaterem o casamento infantil, na sequência de mais de uma dezena de entrevistas realizadas a crianças noivas ou aos seus familiares no Bangladesh e na Malásia.

Até 2015, uma rede de traficantes de seres humanos transportava rohingya para as selvas do sul da Tailândia. Em troca do pagamento de resgates, as pessoas eram libertadas e contrabandeadas para a Malásia. Essa rede tem estado inativa desde que as autoridades tailandesas descobriram 139 valas comuns ao longo da fronteira com a Malásia.

A partir do êxodo dos rohingya para o Bangladesh, em resultado da repressão do Exército, as tentativas de traficar pessoas por barco têm sido evitadas pela Guarda Costeira bengali. No entanto, no último ano registou-se um acréscimo, sobretudo através das longas rotas terrestres do Bangladesh.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …