Mulheres rohingya são traficadas para a Malásia e forçadas a casar

Dezenas de mulheres e jovens chegam regularmente à Malásia para casarem, muitas vezes contra a sua vontade, com homens rohingya.

A denúncia é feita por grupos de defesa dos direitos humanos e por ativistas daquele grupo étnico, maioritariamente muçulmano, que desde 2017 foge de Myanmar (antiga Birmânia).

Segundo uma reportagem publicada pela Al Jazeera, os casamentos e as viagens são frequentemente organizados por homens rohingya que foram contrabandeados para a Malásia. Sem documentação, não podem voltar para Myanmar ou para os campos de refugiados no Bangladesh.

Por isso, fazem propostas de casamento, através de amigos e familiares, sem que as noivas deem um consentimento explícito. Muitas limitam-se a seguir os conselhos da família. Várias refugiadas no Bangladesh relatam longas viagens feitas por familiares e futuros sogros por estrada, que podem demorar meses e atravessar o norte de Myanmar.

Algumas das mulheres traficadas fazem parte das famílias que permaneceram na antiga Birmânia. A partir daí, entram no Bangladesh, onde os traficantes operam, para voltarem a Myanmar num outro ponto, uma zona menos militarizada do que o estado de Rakhine, onde se concentra a maioria dos rohingya.

A organização não-governamental Fortify Rights instou recentemente as autoridades malaias a combaterem o casamento infantil, na sequência de mais de uma dezena de entrevistas realizadas a crianças noivas ou aos seus familiares no Bangladesh e na Malásia.

Até 2015, uma rede de traficantes de seres humanos transportava rohingya para as selvas do sul da Tailândia. Em troca do pagamento de resgates, as pessoas eram libertadas e contrabandeadas para a Malásia. Essa rede tem estado inativa desde que as autoridades tailandesas descobriram 139 valas comuns ao longo da fronteira com a Malásia.

A partir do êxodo dos rohingya para o Bangladesh, em resultado da repressão do Exército, as tentativas de traficar pessoas por barco têm sido evitadas pela Guarda Costeira bengali. No entanto, no último ano registou-se um acréscimo, sobretudo através das longas rotas terrestres do Bangladesh.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …