/

As mulheres dominavam a indústria da cerveja (até terem sido acusadas de bruxaria)

Wellcome Images / Wikimedia

A famosa cervejeira Mother Louise

As mulheres foram afastadas da indústria da cerveja por causa de um rumor intencional. Cervejeiros acusaram-nas de serem bruxas e de usaram o seu caldeirão para produzir poções mágicas.

Laken Brooks, uma estudante de Doutoramento em Inglês na Universidade da Florida, escreveu um artigo no The Conversation no qual explica que, até aos anos 1500, a fabricação de cerveja era um trabalho essencialmente feminino, até uma campanha de difamação ter acusado as cervejeiras de serem bruxas.

A cerveja estava presente na dieta da maioria das famílias na Inglaterra e em alguns países europeus. A bebida era uma fonte barata e importante de nutrientes, rica em carboidratos e proteínas.

Como era uma parte tão comum da dieta, a fermentação era, para muitas mulheres, uma das suas tarefas domésticas normais.

As mais empreendedoras acabaram por elevar a habilidade a outro patamar e começaram a comercializar cerveja. As solteiras e viúvas aproveitavam a aptidão para a fermentação para ganhar algum dinheiro extra, enquanto as casadas faziam parceria com os seus maridos para administrar o negócio.

Provavelmente, se nessa altura visitasse um mercado inglês, iria ver mulheres diante de grandes caldeirões a usar chapéus altos e pontiagudos. Não, não eram bruxas – eram apenas cervejeiras.

Segundo Brooks, estas mulheres usavam estes chapéus vistosos para serem observadas ao longe pelos seus clientes, caso o mercado estivesse lotado, e transportavam a sua bebida em grandes caldeirões. Há quem defenda que a iconografia que associamos às bruxas se originou nestas mulheres que trabalhavam como mestres cervejeiras.

A Reforma Protestante, o movimento religioso que se iniciou no século XVI, pregava normas de género mais rígidas e condenava a feitiçaria. Os cervejeiros aproveitaram a oportunidade para reduzir a competição e acusaram algumas mulheres que fabricavam a bebida de serem bruxas e de usarem os caldeirões para preparar poções mágicas.

Os rumores espalharam-se. Naquela altura, ser acusado de bruxaria poderia resultar num processo judicial ou, até, na sentença de morte, pelo que arriscar poderia mesmo custar a vida a estas mulheres.

O domínio do sexo masculino na indústria da cerveja perdurou até hoje: atualmente, as 10 maiores cervejarias do mundo são chefiadas por homens.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.