Mulheres que não usam hijab “tentam parecer-se com animais”, dizem cartazes talibãs

3

A polícia religiosa talibã espalhou cartazes pela cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, nos quais declaram que as mulheres muçulmanas que não usam o ‘hijab’ islâmico paracobrir completamente os seus corpos estão “a tentar parecer-se com animais”.

Desde a retomada do poder, em agosto de 2021, os talibãs impuseram duras restrições às mulheres afegãs, fazendo recuar as conquistas de duas décadas, conseguidas durante o tempo em que os Estados Unidos (EUA) invadiram o país e expulsaram o anterior regime.

Um novo decreto, aprovado em maio pelo líder supremo do país e chefe talibã Hibatullah Akhundzada, indica que as mulheres devem permanecer em casa durante a maior parte do tempo. Foi-lhes ordenado que se cobrissem completamente, incluindo os rostos, caso precisassem de sair em público.

Esta semana, relatou a Associated Press, o Ministério de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, criado pelos Talibã para impor a interpretação do Islão por parte do grupo, afixou cartazes na cidade de Kandahar, com várias imagens de ‘hijabs’.

“As mulheres muçulmanas que não usam o hijab estão a tentar parecer-se com animais”, dizem os cartazes, distribuídos em cafés e lojas e afixados em painéis publicitários. Vestir roupas curtas, apertadas ou transparentes é contra o decreto de Akhundzada, referem ainda.

“Colocámos estes cartazes e, para aquelas mulheres cujos rostos não estão cobertos [em público], informaremos as suas famílias e tomaremos medidas de acordo com o decreto”, declarou à Associated Press Abdul Rahman Tayebi, chefe do Ministério de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício em Kandahar.

O decreto de Akhundzada ordena às autoridades que avisem ou suspendam dos empregos do governo os familiares masculinos das mulheres que não o cumpram.

Após o regresso ao poder, os Talibã prometeram uma versão mais suave do seu anterior sistema de governação, aplicado entre 1996 e 2001. Contudo, desde agosto, muitas restrições têm sido impostas às mulheres.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Animais são os talibas. Aliás, nem isso porque os animais tratam muito bem as suas fêmeas. Eles que se cubram também para “não parecerem animais”. Há gajos que querem sempre desevoluir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.