/

A mulher mais procurada pela Europol foi detida

2

Três mandados de detenção depois, Tania Varela, a mulher mais procurada pela Europol, foi finalmente detida esta segunda-feira, em Vilanova i la Geltrú, a 30 quilómetros de Barcelona.

Tania Varela, advogada de 44 anos, era a única mulher cujo nome constava na lista de 70 cidadãos espanhóis mais procurados pelo Serviço Europeu de Polícia.

Três mandados de detenção por tráfico de droga e branqueamento de capitais depois, Tânia foi finalmente detida esta segunda-feira, em Vilanova i la Geltrú, a 30 quilómetros de Barcelona.

Segundo o Observador, a advogada estava fugida à justiça desde 2011, mas a operação terminou com a sua detenção, levada a cabo por agentes da Divisão de Investigação Criminal dos Mossos d’Esquadra, a polícia catalã.

No momento da detenção, a fugitiva estava desarmada. A detenção ocorreu na casa de Tania, que se encontrava instalada na cidade espanhola há algum tempo, usando documentos falsos para, assim, conseguir escapar aos radares da polícia.

Tania Varela foi detida pela primeira vez em 2006, depois de uma operação e, mais tarde, condenada por associação com grupos que se dedicavam ao tráfico de droga.

O El País recorda que a primeira vez que Tania deu que falar foi por uma boa causa: em 2001, com 27 anos, foi nomeada diretora do Centro de Informação da Mulher de Cambados, uma instituição que se dedica a defender as mulheres vítimas de violência doméstica. Três anos depois abandonou o cargo, e dedicou-se a exercer advocacia.

Tania acabou por se cruzar com David Pérez Lago, um dos nomes mais conhecidos no narcotráfico espanhol, acabando por se confirmar, em 2006, que a advogada era cúmplice de David.

A espanhola chegou a ser vista a encontrar-se com traficantes colombianos para receber grandes quantias de dinheiro e chegou a viajar até ao Porto, para negociar a compra de telemóveis por satélite. Tudo isto seriam preparativos para o dia em que 2.000kg de cocaína chegaram à Galiza, a 26 de abril de 2006.

O grupo, incluindo David, foi detido e foi Tania Varela quem tomou as rédeas do negócio, tentando, inclusivamente, repartir o património da organização. Mas acabou por ser encontrada e detida nesse ano. Mais tarde, saiu em liberdade condicional, envolveu-se com o advogado que a defendia e foi viver com ele para Madrid.

Alfonso Díaz Moñux, advogado e companheiro, era perseguido e ameaçado de morte por pessoas ligadas ao grupo detido no ano de 2006. No final de 2008, acabou por ser assassinado ao estacionar o carro na garagem de casa, com dois tiros na cabeça. Tania ia no lugar do passageiro, conta o mesmo jornal.

A advogada propôs-se a colaborar com a justiça, mas acabou por se esconder. Presente a um juiz meses depois, disse não se recordar do crime nem da sua primeira declaração.

Em 2011, foi julgada pela operação de tráfico de droga e condenada a sete anos de prisão que deveria ter começado a cumprir em janeiro de 2013. No entanto, nessa altura, já tinha fugido sem deixar rasto.

Sete anos depois de ter sido condenada, Tania foi encontrada e detida.

ZAP //

2 Comments

  1. espero que nao fique as ordens da justiça catala….eheheheh senao sera libertada ou solta ou provavelmente sera fugitiva de novo….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.